
Óculos, relógios e pulseiras foram os primeiros produtos a integrar a categoria de tecnologia wearable, mas agora a Ducere Technologies, uma startup indiana, quer expandir este conceito aos sapatos.
Os smartshoes criados pela empresa foram batizados de Lechal e podem ser emparelhados com qualquer smartphone iOS, Android ou Windows Phone, tendo a capacidade de vibrar para dar feedback e instruções aos utilizadores.
A Ducere começou a desenvolver esta tecnologia a pensar nos invisuais, mas depois viu que era um produto com potencial para chegar a um público mais massificado se fosse transformado num gadget wearable.
Os Lechal podem receber dados de apps como o Google Maps e dar a indicação de que direção o utilizador deve seguir mediante vibrações. Além disso, também pode monitorizar a distância percorrida e revelar quantas calorias foram gastas, uma característica que pode tornar este produto aliciante para desportistas.
A empresa indiana também oferece a possibilidade de, em vez de se comprar os sapatos, se poder optar pelas solas inteligentes que podem ser incorporadas em calçado já existente. Os preços variam entre os 100 e os 150 dólares e os Lechal estarão à venda a partir de Setembro.