O trabalho dos investigadores Stephan Richter, Hassan Abu AlHaija e Vladlen Koltun tira partido de algoritmos de Inteligência Artificial para adaptar imagens e atribuir-lhes cores naturais, melhorar os efeitos de reflexos e texturas da estrada e adicionar pormenores que conferem um maior realismo às cenas. A solução foi aplicada para criar uma modificação do jogo Grand Theft Auto V.
A equipa desenvolveu um novo método que ‘pega’ em imagens e pontos semelhantes para criar pontos de referência para as melhorias, enquanto mantém as frame rates elevadas. Esta abordagem permite que a solução seja aplicada mais rapidamente e de forma mais estável, com resultados mais realistas.
O jogo criado não está disponível para o público e não é provável que venha a ser disponibilizado. O trabalho de conversão está condicionado pela disponibilidade de amostras e é preciso um grande volume para melhorar as cenas de interiores e outras paisagens do jogo. Além disso, o Engadget destaca as elevadas necessidades de hardware para poder correr o jogo sem ‘soluços’, mesmo usando uma GeForce GTX 3090.
O objetivo da equipa é integrar o sistema de aprendizagem de máquina em motores de jogo para o poder acelerar. Num futuro próximo, poderemos ter a hipótese de usar sistemas de Inteligência Artificial para conferir um aspeto mais realista aos jogos.