Depois de cerca de 500 km de prova, a vitória geral no Oeiras EcoRally Portugal foi para a dupla ítalo-polaca Guido Guerrini e Artur Prusak, uma das fortes candidatas ao título de campeões do mundo no Bridgestone FIA EcoRally CUP. Nesta competição, o resultado é obtido através da conjugação da componente desportiva, em regularidade, com a componente eficiência energética. Ora, Guido Guerrini e Artur Prusak, ao volante de um Kia e-Niro, conseguiram a quinta posição na componente regularidade e a terceira na componente eficiência, conjugação que resultou no primeiro lugar na geral segundo as regras do campeonato internacional da FIA. Os dois restantes lugares no pódio foram para duas duplas portuguesas: Carlos Silva e Sancho Ramalho, em BMW i3, e Pedro Morais e Silvia Coutinho em Hyundai Ionic 5.
Portugueses brilharam
Além de ter sido a terceira prova do Bridgestone FIA EcoRally CUP, o Oeiras EcoRally Portugal também marcou o início do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, assente na competição de regularidade – a eficiência é um troféu atribuído à parte. Nesta competição, o domínio foi para as duplas portuguesas, com uma ‘dobradinha’ da equipa da Kia, com Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, e Nuno Serrano e Ivo Tavares a conseguirem, respetivamente, a primeira e a segunda posição. A fechar o pódio ficou a dupla francesa Emilien Le Borgne e Romain Montembault ao volante de um Alpine A290 GTS. Referência ainda para a quarta posição conseguida por Carlos Silva e Sancho Ramalho, atuais campeões nacionais da modalidade.
O bom desempenho nacional é evidenciado pelas seis duplas portuguesas no top 10, que contou com 34 equipas inscritas e uma forte presença internacional.

Ao longo do rio
Uma vez mais, as equipas internacionais não foram parcas em elogios à organização e traçado da prova, que apresentou um figurino invulgar em modelo maratona. Isto porque a prova teve início, na sexta-feira à tarde, nas Termas de Monfortinho. Depois de três classificativas na zona junto à fronteira com Espanha, a caravana ‘zero emissões’ voltou ao sítio da partida. E foi de Termas de Monfortinho que as equipas partiram no sábado de manhã, com várias especiais de classificação que aproveitaram a beleza local, com passagens por Vila Velha de Rodão, Mação e Abrantes. Como pudemos verificar, enquanto participantes, houve várias passagens junto do Rio Tejo e pelos vales e montanhas da zona, onde são notórias as consequências positivas das chuvas recentes: lagos e rios com níveis próximos do máximo e vegetação muito verdejante. No sábado a prova acabou em Oeiras, onde decorreu a especial Street Stage na marginal de Oeiras, onde muitos curiosos puderam comprovar o desempenho dos carros 100% elétricos.

As aventuras da equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot
A Exame Informática, volta a participar neste campeonato. Não com objetivos desportivos, mas sim para ajudar a acompanhar, por dentro, a evolução da mobilidade elétrica. Foram dias com vários problemas, incluindo uma forte indisposição do condutor do Peugeot e-3008, que esteve prestes a desistir, e um furo no Peugeot e-208. Ainda assim, o Peugeot e-3008 conseguiu o 11º lugar na geral, o primeiro entre carros não equipados com sondas e sistemas avançados de controlo de distâncias e tempos – para saber mais, veja como funcionam os ralis de regularidade.

Mas, como é típico destas provas, os problemas transformaram-se em aventuras para mais tarde recordar. Sobretudo no que diz respeito ao furo que ia desclassificando o Peugeot e-208, resultado de um toque numa pedra escondida no interior de uma curva. Ora, a substituição do pneu em tempo útil, que evitou a desclassificação, só foi possível devido a ajuda de um bom samaritano, Ricardo Rocha, que ajudou João Paulo Martinho e Pedro Brito a remover o pneu furado e levá-lo para substituição numa casa da especialidade em Mação. O nosso muito obrigado ao Ricardo Rocha. Sem a ajuda dele, João Paulo Martinho e Pedro Brito teriam sido desclassificados. E o que se passou com a forte indisposição, resultado de uma paragem digestiva que afetou Sérgio Magno? Ora, as náuseas e indisposição geral só não levaram à desistência porque a navegadora usou uma técnica especial para convencer o piloto a continuar.
Mas o melhor é ver o vídeo abaixo, que transmitimos no Facebook da Exame Informática, onde explicamos estas duas pequenas aventuras.