Em Entre Setembro e Novembro decorrerá um ciclo de conferências sobre ESG, uma iniciativa do novobanco, juntamente com os media partners VISÃO e EXAME, e os parceiros Nova SBE e PwC Portugal. Este ciclo arranca a 22 de Setembro com a grande conferência ESG Talks – Reconstruir o Futuro, na Nova SBE.
Para anunciar a iniciativa e antecipar o que vem aí, as entidades envolvidas farão um evento de apresentação no dia 7, pelas 17h00, na Nova SBE. Este momento tem por objetivo anunciar o programa de quatro sessões de debate.
Tendo em conta a ligação do novobanco à arte (fotografia), instrumento de mobilização para as causas sociais e ambientais e de sustentabilidade, nesta iniciativa existirá uma mostra de obras de fotografia sobre o impacto da arte na sensibilização para os temas da ecologia.
A sessão conta com a presença de Luisa Soares da Silva, Administradora do novobanco com o pelouro ESG; Luis Veiga Martins, Chief Sustainability Officer da Nova SBE; Luis Filipe Barbosa, Financial Services Risk and Regulation Partner da PwC; Mafalda Anjos, diretora revista Visão; Tiago Freire, diretor revista Exame.
Como orador convidado, Manuel Falcão, crítico de arte e cultura, falará sobre a arte como instrumento de apelo à mudança. Manuel Falcão, ex-jornalista fundador do jornal Blitz e d’O Independente, e diretor da RTP2, foi presidente do Instituto Português de Cinema, diretor do Centro de Espetáculos do CCB e hoje é administrador da EGEAC. Foi também director-geral da agência de meios Nova Expressão.
Neste evento será oficialmente apresentado o livro “Art in The Time of Ecological Disruption”, um projeto da IACCCA (International Association of Corporate Collections of Contemporary Art), com curadoria de Heidi Ballet, e é inaugurado um painel na Nova SBE com três obras da coleção da fotografia do novobanco que abordam temas ESG.
Duas das obras que serão apresentadas estão presentes no livro – João Maria Gusmão e Pedro Paiva “Mercúrio” e Mitch Epstein “Amos Coal Power Plant”.