Espanha é um dos países mais visitados do mundo, e não é muito difícil perceber porquê. Famoso pelo clima fantástico e gastronomia única, a que se juntam praias sem fim e cidades vibrantes de vida, arte e cultura, este país está obrigatoriamente na lista dos destinos de viagem de qualquer pessoa. E se lhe juntarmos os muitos tesouros naturais que esconde – 15 parques naturais, 60 quilómetros de trilhos pedestres homologados e 33 estações de esqui, só para mencionar alguns – não restam quaisquer dúvidas de que as férias deste inverno serão aqui.
Poderíamos propor a Espanha Verde, que atravessa o norte de Espanha, da Galiza até ao País Basco, descer pela Rioja e chegar até à Catalunha, fazendo uma paragem pelos Pirenéus. Continuar a descer e surpreendermo-nos com tudo que há, tanto de património monumental como natural, na costa e no interior. Mas como já dissemos: precisaríamos de duas vidas e muito mais do que estas duas páginas para tudo. Fica uma pequena seleção.
Um mergulho na natureza
São muito diversas e apaixonantes as paisagens naturais de Espanha. Entre montanhas, bosques, rios, vales, falésias e lagos, o que não falta são motivos para o ajudar a desconectar-se das rotinas e desfrutar profundamente da natureza.
Rota da Garganta de los Infiernos
Quem gosta de caminhar tem de percorrer, nem que seja uma vez na vida, a rota da Garganta de los Infiernos, que de infernal tem muito pouco. É, na verdade, um trilho paradisíaco, situado na Reserva Natural de la Garganta de los Infiernos, no Vale de Jerte, Extremadura. Estendendo-se por um percurso circular de 16 quilómetros, a rota percorre paisagens deslumbrantes de um antigo vale glaciar que foi moldado pela passagem do gelo quaternário, onde se destacam magníficas cascatas e as curiosas piscinas naturais – conhecidas como “Los Pilones” – que a água escavou no leito rochoso ao longo dos séculos.
Parque Natural das Fragas do rio Eume
Localizado na Galiza, este parque é único por se encontrar numa das florestas atlânticas ribeirinhas mais bem conservadas da Europa, resistindo desde o Neolítico. Fraga é a palavra galega para bosque, e estes dominam a paisagem exuberante que segue o curso do rio Eume.
Carvalhos em profusão, mas também bétulas, avelãzeiras e castanheiros compõem maioritariamente o cenário, a que se juntam inúmeras outras espécies vegetais e animais, num parque que se estende por mais de 9 mil hectares. A melhor forma de o descobrir é a pé, caminhando por entre a vegetação frondosa e as muitas fontes e cascatas, sem deixar de visitar, escondido no parque, o mosteiro medieval de Caaveiro.
Las Médulas
Localizadas muito perto de Portugal, mais propriamente na região de Castela e Leão, Las Médulas são um destino mágico e inesquecível, daqueles que ficam na retina de qualquer um. Em causa está um conjunto de montanhas recortadas, formadas por argila vermelha, que despontam por entre o verde dos castanheiros, e que são o resultado da intervenção dos romanos, que ali exploraram uma mina de ouro entre os séculos I e II d.C. Os vestígios deixados na paisagem, marcada por relevos e cavernas, levaram a UNESCO a considerar o local como Património Mundial da Humanidade, tornando-o um destino obrigatório para todos os que procuram paisagens únicas.
Turismo na neve aqui tão perto
Como segundo país mais montanhoso da Europa, não é de estranhar que Espanha seja um destino de eleição para quem gosta de praticar desporto na neve. Com mais de três dezenas de estâncias de esqui, instalações de alto nível adaptadas a todos os níveis de prática, e instrutores especializados, são muitas as opções para as suas férias deste inverno, com a vantagem de estarem aqui tão perto.
Serra Nevada
É um dos maiores e mais atrativos complexos de esqui do sul da Europa, oferecendo um total de 111,4 quilómetros esquiáveis distribuídos por 133 pistas. Se somarmos a isto o facto de se encontrar aqui a pista com o maior desnível de Espanha (1200 metros), de a neve ser perfeita para esquiar, de incluir um circuito de ski cross-country e de integrar áreas de lazer para não praticantes, percebemos o enorme sucesso deste destino de férias na neve.
Candanchú
Situada no coração dos Pirenéus aragoneses, Candanchú é a estância de esqui mais antiga de Espanha, com 95 anos de existência, razão por que foi também a primeira a oferecer cursos de esqui, os quais continuam hoje a ser bastante procurados por quem pretende iniciar-se neste desporto. Adequada a todos os níveis de dificuldade, Candanchú destaca-se ainda pela extensa rede de teleféricos, permitindo acesso fácil a todas as pistas. Além disso, há ainda a possibilidade de aceder à estância de Astún. Aluguer de material, passes combinados, alojamento e diversão para todos e a todas as horas são alguns dos argumentos que reforçam a relevância deste destino para quem anseia pelo inverno para poder esquiar.
Sierra de Béjar-La Covatilla
Segurança é uma das palavras associadas à estância de esqui de Sierra de Béjar-La Covatilla, localizada na província de Salamanca. E isto porque possui pistas de grande amplitude e declive suave, o que as torna adequadas a todos os praticantes, mesmo aos iniciados. Além de disponibilizar tudo o que é necessário para a prática de esqui, proporciona ainda outras formas de desfrutar do turismo de montanha, como o Parque de Neve, onde qualquer um pode divertir-se a deslizar de trenó, havendo ainda a possibilidade de fazer caminhadas na neve.
Agora que teve um vislumbre desta Espanha de tirar o fôlego, mesmo no inverno, não há motivo para que as suas próximas férias não sejam repletas de paisagens naturais únicas. E o melhor é que não precisa de ir muito longe.
Para mais informações, visite o site do Turismo de Espanha.