Elyas Rahrow e Samir Karimi do Afeganistão, Ayiman Alshraqrouni da Líbia, Berezhna Svitlana e Tatiana Veronina da Ucrânia e Vimbayi Chidavaenzi do Zimbabué. Estas são apenas seis pessoas que foram forçadas a sair da sua terra natal devido a perseguições, conflitos, violência, efeitos da crise climática, violações dos direitos humanos, mas neste momento, estima-se que 103 milhões de pessoas tenham sido forçadas a abandonar o seu país.
Seis chefs do Time Out Market – Marlene Vieira, Henrique Sá Pessoa, Miguel Castro e Silva, Susana Felicidade, Manuela Brandão e Vincent Farges – inspiraram-se nas histórias de vida destas pessoas, nos ingredientes que fazem parte da sua infância no seu país natal ou outros que evocam memórias felizes, e recriaram-nas em forma de uma receita. Daqui surgiram entradas, pratos e sobremesas que contam histórias e que se deseja que levem as pessoas a pensar mais nos outros. Daí o nome da campanha “Christmas Food for Thought”.
As histórias destas pessoas e da sua interação com os chefs na criação destes pratos estão contadas em vídeos, publicados nas redes sociais do Time Out Market.
Elyas Rahrow e Marlene Vieira
Samir Karimi e Henrique Sá Pessoa
Ayiman Alshaqrouni e Miguel Castro e Silva
Berezhna Svitlana e Vincent Farges
Tetiana Voronina e Manuela Brandão
Vimbayi Chidavaenzi e Susana Felicidade
Até 6 de Janeiro, todos os que vierem ao mercado vão poder provar estes petiscos criados pelos chefs a um preço simbólico e cujo valor reverte para a Portugal com ACNUR, parceiro nacional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR/ ACNUR), que sensibiliza e angaria fundos para apoiar os programas internacionais de ajuda humanitária.