Os oceanos são o maior ecossistema do planeta. Regulam o clima, atuando como um gigantesco depósito de gases com efeito de estufa. Proporcionam meios de subsistência a milhares de milhões de pessoas. Contribuem com cerca de 2,3 mil milhões de dólares por ano para a economia global. Se os oceanos fossem um país, teriam o quinto maior PIB do mundo. Mas a sua saúde está em perigo. E é por isso que esta semana as Nações Unidas, com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia, acolhem, em Lisboa, a Conferência dos Oceanos. O evento é um apelo à ação – exortando os líderes mundiais e todos os decisores a terem mais ambição, a mobilizarem parcerias e aumentarem o investimento em abordagens científicas e inovadoras, bem como a empregar soluções baseadas na natureza para reverter o declínio da saúde dos oceanos. Um apelo que o Pingo Doce acolheu de braços abertos, sendo o patrocinador oficial do One Sustainable Ocean, um evento focado na sociedade civil e que decorre em paralelo.
A primeira conferência, que ocorreu em 2017, alertou o mundo para os problemas dos oceanos. Esta segunda conferência, de acordo com o enviado especial do secretário-geral da ONU para os Oceanos, Peter Thomson, “vai ter de fornecer soluções para esses problemas”. A ONU estabeleceu 10 objetivos relacionados com os oceanos a serem alcançados ao longo desta década, como parte da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, incluindo ações para prevenir e reduzir a poluição e a acidificação, proteger os ecossistemas, regular a pesca e aumentar o conhecimento científico. Conta agora com a participação de delegados de Estados-membros, organizações não-governamentais e universidades, bem como de empresários à procura de formas sustentáveis para desenvolver a “economia azul”, para encontrar caminhos concretos.
Iniciativas Pingo Doce
Enquanto patrocinador oficial do One Sustainable Ocean, o Pingo Doce promete pôr os cidadãos a pensar no que podem fazer nas suas casas e nas suas vidas para promover a saúde dos oceanos. Para isso preparou um conjunto de iniciativas no âmbito do conhecimento da preservação dos oceanos. São mais de 25 conferências e sessões de showcooking de cozinha sustentável portuguesa com o Chef Executivo do Pingo Doce Gonçalo Costa e a sua equipa. Há também um espaço dedicado à Ciência & Investigação onde várias start-ups e co-labs são convidadas a partilhar os seus projetos e estudos. A artista portuguesa Vanessa Teodoro vai estar a pintar um mural com as principais mensagens deste encontro, homenageando o tema da preservação dos oceanos. E há ainda uma exposição dos artistas Xico Gaivota e Skeleton Sea. Excelentes motivos para não deixar de visitar o One Sustainable Ocean, que está a decorrer debaixo da pala do Pavilhão de Portugal. Mas corra, porque o evento termina já no dia 1 de Julho.
Até lá, pode assistir à conferência de Ana Catarina Rovisco, a diretora de ESG (Environmental, Social and Governance) do Grupo Jerónimo Martins, que irá falar sobre o papel que um distribuidor alimentar pode ter na promoção da sustentabilidade dos oceanos e quais as estratégias e projetos que o Grupo Jerónimo Martins põe em prática para assegurar a proteção da biodiversidade.
Ao longo dos dias, foram vários os oradores que passaram por este evento, entre os quais Pedro Encarnação, o diretor de Aquacultura da Jerónimo Martins Agro-Alimentar, que falou sobre os vários projetos de aquacultura desenvolvidos pela empresa e o que têm feito para produzir peixe de alta qualidade de forma sustentável.
Já André Paiva, co-founder e managing partner da Eco Waters, explicou a importância de cada um de nós comprar uma garrafa de água reutilizável, que poderá ser reenchida nos supermercados Pingo Doce que dispõem desse serviço, em vez de comprarmos dezenas ou centenas de garrafas descartáveis por ano que, muitas vezes, acabam a poluir os oceanos. Para impulsionar a transição, o Pingo Doce e a Eco Waters oferecem uma garrafa Eco de 65cl a cada visitante, a par de um saco de compras reutilizável – Eco-Mesh Bag – 100% algodão, feito em portugal, e que estará brevemente disponível para comprar nas lojas Pingo Doce numa edição cápsula de várias cores, a começar pela cor azul.
Mas se é importante sabermos o que é que as empresas estão a fazer para proteger os oceanos, também faz falta aprendermos práticas mais sustentáveis que possamos aplicar, por exemplo, na nossa cozinha. Foi a pensar nisso que o Pingo Doce convidou o chef Gonçalo Costa e a sua equipa, que estará todos os dias no One Sustainable Ocean a fazer um showcooking sustentável com base na Dieta Mediterrânica, utilizando peixes e produtos da época. O menu inclui sardinha braseada com gaspacho de cerejas do Fundão, cavala curada com coentrada de citrinos e robalo com caldeirada de algas.
E porque uma imagem vale por mil palavras, os visitantes são convidados a tirar uma fotografia no Photo Booth. Ao entrarem na cabine, as pessoas tiram uma fotografia com um fundo do oceano bonito mas são supreendidas com uma segunda versão da mesma fotografia, onde são confrontadas com o fundo real do oceano, coberto de lixo. Uma iniciativa que procura instar os cidadãos comuns a fazerem tudo o que estiver ao seu alcance para salvar os oceanos. Consulte a agenda do evento AQUI.