No dia em que chegou às bancas a quarta edição em papel da VISÃO Solidária, foram anunciados os vencedores do Prémio Os Nossos Heróis 2014. O troféu, desenhado pelo arquiteto Souto Moura (Pritzker 2011), premeia indivíduos e empresas que sejam um exemplo na área da intervenção social.
Este ano, a distinção foi entregue a três pessoas (um herói e duas menções honrosas) e a uma empresa.
Heroína do Ano
Andreia Martins, 27 anos
É assistente social e fundadora da Associação Sem Fronteiras, uma IPSS com valências muito distintas que dá apoio a uma comunidade na zona de Penamacor. O interesse de Andreia pela área social vem de longe. Aos 15 anos tornou-se voluntária da Cruz Vermelha de Castelo Branco. Aos 18, foi para um projeto de voluntariado, em Madrid. Daí voou para Moçambique, onde acompanhou o início de um dormitório para crianças órfãs. Mais recentemente, fundou também a Associação AJAS, para apoiar jovens universitários da Beira Interior.
1.ª Menção Honrosa
Rui Pratas, 41 anos
Este motorista de pesados lançou a campanha Pedalar para Ajudar. Na companhia de três amigos, fez um longo percurso de bicicleta pelos caminhos do Tejo para dar angariar fundos e dar a conhecer a APPT21, uma associação que apoia, na sua maioria, crianças portadoras de Trissomia 21. No dia-a-dia, a sua ação solidária mais concreta são as aulas de bicicleta que dá gratuitamente a pessoas com diferença, ao mesmo tempo que alerta para as questões da obesidade, do absentismo escolar e da inclusão.
2.ª Menção Honrosa
Frederico Cruzeiro Costa, 36 anos
Com raízes minhotas, este lisboeta criou a Agência de Empreendedores Sociais, uma cooperativa centrada em desenvolver projetos de empreendedorismo social para a comunidade, ajudando e capacitando aqueles que querem gerar novos negócios sociais e criar novos empregos. Só em 2013, a Agência entrou na vida de 1600 famílias e ajudou 300 indivíduos a regressar ao mercado de trabalho.
Empresa do Ano
CEPSA, SA
Esta conhecida empresa da área petrolífera merece ser distinguida pela forma responsável como incentiva projetos de âmbito social com o seu próprio galardão anual: os Prémios CEPSA ao Valor Social. Os projetos premiados são propostos pelos trabalhadores da empresa, que se transformam em seus padrinhos e ficam responsáveis por acompanhar a sua execução. A caminho da sétima edição, os Prémios CEPSA já apoiaram pessoas e setores desfavorecidos, com mais de 180 mil euros.
Os troféus desenhados pelo arquiteto Souto Moura
Além do troféu, os vencedores vão frequentar o curso ISEP Portugal IES powered by INSEAD, que se destina a capacitar os gestores de iniciativas sociais no sentido de potenciarem o impacto social das suas iniciativas.
O júri que escolheu os vencedores era composto por Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, António Tavares, Provedor da Misericórdia do Porto, Conceição Zagalo, presidente do Grace, Dulce Rocha, presidente executiva do Instituto de Apoio à Criança, Maria Angélica Aires e Sónia Sapage, da VISÃO.
O anúncio dos vencedores foi feito IV Conferência da VISÃO Solidária, que contou com a participação de Francisco Pinto Balsemão e António Tomás Correia, presidentes, respetivamente, da IMPRESA e do Montepio, e que teve como oradora convidada Maria de Belém Roseira, deputada, ex-Governante e Dirigente de várias organizações sociais.