Forçar-se a dormir oito horas
“A ideia de que se dormir menos de oito horas já estou em défice e a causar danos à minha saúde é errada. Cada um tem as suas necessidades e, quanto mais focada a pessoa está em tentar otimizar o sono, menos otimal ele será, precisamente pela ansiedade associada ao processo”, explica a psiquiatra do Hospital Psiquiátrico de Lisboa, Inês Carreira Figueiredo.
Ir para a cama sem sono
Não deve tentar compensar-se uma noite de pouco sono com uma ida muito precoce para a cama, caso ainda não se tenha sono. O segredo, revela Inês Carreira Figueiredo, “é levantar sempre à mesma hora e deixar o corpo sentir, naturalmente, o cansaço associado a esta rotina imposta, sentindo-se verdadeiramente cansado, mais cedo, na noite seguinte”.
Fazer exercício físico muito tarde
Henrique Prata Ribeiro, psiquiatra do Hospital Beatriz Ângelo, revela que muitas pessoas, por terem a ideia de que têm de estar muito cansadas para conseguir adormecer, praticam exercício físico o mais tarde possível. “Paradoxalmente, é algo que ativa o sistema.”
Usar o quarto ou a cama como extensão do resto da casa
Passar muitos momentos na cama a trabalhar, ler, conversar ou falar ao telefone é nefasto para um sono de qualidade. Inês Carreira Figueiredo refere que é preciso treinar o cérebro a associar o quarto, nomeadamente a cama, a momentos de sono ou intimidade e nada mais. “Se não, pode começar a encarar a cama como mais um sítio onde tem de estar ativado, concentrado em pensamentos, questões a resolver no dia seguinte ou trabalho.”
Jantares pesados antes de ir dormir
Intuitivamente, muitas pessoas acreditam que, como quando comem muito ficam mais letárgicas, um jantar pesado próximo da hora de ir para a cama é boa ideia. Henrique Prata Ribeiro assegura que não funciona assim e que tal hábito “é mais um fator perpetuador de insónia”.
Compensar com uma sesta
Segundo Inês Carreira Figueiredo, compensar uma noite mal dormida com sestas é um erro. “Deve-se esperar até ao final do dia seguinte para ir dormir.”
E ainda…
Outros fatores que podem perpetuar a insónia são, por exemplo, consumir cafeína depois das duas da tarde ou dormir em quartos demasiado quentes.
LEIA TAMBÉM:
Ansiedade: Como resistir aos tempos angustiantes e vencer o medo
Estratégias para lidar e tentar dar a volta