Europa encantada

Europa encantada

ALEMANHA

Berlim
Até janeiro, a capital alemã enche-se com mais de 80 mercados de Natal, mas alguns destacam-se: o maior é o da cidade velha de Spandau (até 22 dez); o mais bonito ocupa a Bebelplatz (até 31 dez); na Kurfürstendamm, avenida principal do lado oeste, bancas na Breitscheidplatz (até 5 jan); mix de mercado tradicional, parque de diversões e festa na Alexanderplatz (até 26 dez); compras nos jardins do palácio barroco de Charlottenburg.

Colónia
No centro histórico, por baixo da catedral, realiza-se o Markt der Engel (até 23 dez) com centenas de luzes suspensas; a Aldeia de São Nicolau (Nikolausdorf) com o Portão Hahnen (séc. XIII) ao fundo surpreende e a pista de gelo do Heumarkt é obrigatória (até 5 jan)

Dresden
Com toda a cidade decorada como num conto de Natal, o Striezelmarkt, na Praça Altmarkt, mantém-se autêntico desde 1434, com a maior pirâmide de Natal do mundo (14 metros de altura)
Até 24 dez

Esslingen
Nesta cidade medieval, a 25 minutos de carro do aeroporto de Estugarda, os habitantes costumam fantasiar-se e também há animação no mercado.
Até 22 dez

Frankfurt
A Römerberg, antiga praça principal da cidade, é a morada do popular Weihnachtsmarkt, rodeado pelos edifícios dos séculos XIV e XV, a cidade velha e Paulsplatz.
Até 22 dez

Leipzig
Desde 1458, o centro histórico recebe o mercado com uma árvore de Natal de 20 metros de altura em frente à antiga Câmara Municipal, hidromel, handbrot (pão recheado com presunto e queijo) assado, vinho quente, performances do Oratório de Natal de Bach no cenário original, artesanato medieval, carrossel na rua Salzgässchen, aldeias finlandesas e tirolesas do Sul na Augustusplatz, além da roda-gigante (38 metros). A chegada do Pai Natal no comboio a vapor à Estação Central de Leipzig (30 nov) é um acontecimento.
Até 23 dez

Munique
A árvore de Natal na Marienplatz é a grande atração do Christkindlmarkt, onde podem ser apreciadas iguarias da Baviera como lebkuchen (bolo de mel), castanhas assadas e glühwein (vinho quente).
Até 24 dez

Nuremberga
“Vocês, homens e mulheres, que também já foram crianças, sejam crianças novamente”, diz o Christkind, ao cumprimentar os seus convidados na principal praça do mercado de Nuremberga, que remonta a meados do século XVI. É obrigatório provar pão de gengibre e salsicha nas barraquinhas de madeira forradas de pano às riscas brancas e vermelhas.
29 nov-24 dez

ÁUSTRIA

Innsbruck
A cidade alpina, capital do estado do Tirol, tem nove estâncias de esqui em redor e o seu mercado ocupa primeiro o centro histórico em frente ao Telhado Dourado, cercado por fachadas medievais e montanhas imponentes, permanecendo depois só na principal rua comercial.
Até 23 dez (Cidade Velha), até 6 jan (Maria-Theresien-Strasse)

Salzburgo
Um mercado muito musical, ou não fosse esta a cidade natal de Mozart e do filme Música no Coração, com interpretações do clássico Silent Night. Realiza-se aos pés da Fortaleza de Hohensalzburg desde o século XV. Concertos diários gratuitos às 17h em frente à catedral.
Até 1 jan

Viena
É na Rathausplatz, Praça do Município, que se espalham 150 bancas, enquanto as árvores do Rathauspark, parque em frente à Câmara Municipal, também são decoradas. Muita luz, brilho, frio e vinho quente com castanhas e pretzels assados.
Até 26 dez

BÉLGICA

Bruges
O festival anual Winter Glow torna a cidade flamenga ainda mais bonita com dois mercados (um na Markt, outro em Simon Stevinplein), um bar de inverno, uma pista de patinagem no gelo ao ar livre e um percurso de três quilómetros de luzes, em locais inesperados.
Até 5 jan

Bruxelas
O Winter Wonders divide-se pela Grand-Place, Place de la Monnaie, Bourse, Sainte-Catherine, Marché aux Poissons, Place de Brouckère e Rue de la Madeleine, com pistas de gelo, animação musical, espetáculos de luzes, árvore de Natal e mais de 200 quilómetros de neve.
29 nov-5 jan

CROÁCIA

Rovinj
Na costa oeste da península da Ístria, no mar Adriático, o centro histórico de Rovinj fica numa colina, numa antiga ilha. As ruas da zona velha e a caminho do porto enchem-se de bancas e diversão para todos.
8 dez-4 jan

Zagreb
São mais de 25 os mercados natalícios espalhados pela capital croata, com destaque para o principal na Praça do Rei Tomislav, jardim em frente à estação de comboios. Artesanato, pista de patinagem no gelo ao ar livre e gastronomia tradicional (salsichas picantes, rolinhos de couve recheados, conhaque de ameixa).
30 nov-7 jan

DINAMARCA

Copenhaga
Nos Jardins Tivoli, parque de diversões inaugurado em 1843, o segundo mais antigo do mundo, reina a fantasia, ainda mais sentida nesta época. Roda-gigante, luzes, pista de patinagem no gelo, glögg (vinho quente com infusão de canela), amêndoas caramelizadas e muito mais.
Até 5 jan

ESCÓCIA

Edimburgo
Até à celebração do novo ano (Hogmanay), muito há para descobrir: gruta do Pai Natal, Labirinto da Árvore de Natal, pista de gelo, brinquedos de madeira e iluminações a rigor.
Até 4 jan (exceto 25 dez)

ESLOVÁQUIA

Bratislava
Leve a lista de presentes até ao principal mercado na praça central (Františkánske námestie) ou ao mais pequeno, junto ao castelo. E se lhe oferecerem uma bolacha de gengibre, saboreie.
Até 23 dez

ESPANHA

Barcelona
A capital catalã torna-se ainda mais movimentada, com os mercados de Santa Lúcia, na Catedral de Barcelona no bairro gótico desde 1786 (28 nov-23 dez); da Sagrada Família, junto ao monumento homónimo (28 nov-23 dez); no porto de Barcelona (29 nov-6 jan); de Reis, a feira que enche a Gran Vía (17 dez-6 jan). Não deixe de reparar na estranha tradição local, o caganer.

Madrid
Feira centenária na Plaza Mayor, com presépios, decorações de Natal, brinquedos, enquanto um carrossel gira na Plaza de Santa Cruz.
28 nov-31 dez

Marbelha
Lugar de férias de inverno com sol, desde o centro histórico até Puerto Banús também se celebra o Natal na Plaza de los Naranjos, com luzes pelas ruas de La Virginia, iguarias andaluzes no Parque Alameda e compras no Puerto Deportivo junto à marina.
1 dez-6 jan

Sevilha
Feria del Belén (até 23 dez), entre a catedral e o Arquivo das Índias, reúne um dos mais importantes mercados de presépios do país; o artesanato criativo mostra-se nos Jardines del Cristina (5 dez-5 jan) e na Plaza de la Magdalena (1 dez-6 jan); exposição de doces conventuais no Palácio Gótico do Alcázar (3-6 dez).

ESTÓNIA

Tallinn
Muito bem cotado entre os mercados europeus natalícios. A oferta nesta cidade medieval é enriquecida por bandas de música, tocadores de sinos e trupes de dança. A maior árvore de Natal da Estónia fica em frente à Câmara Municipal todos os anos desde 1441.
Até 27 dez

FRANÇA

Colmar
Pitoresca localidade na região da Alsácia, de raízes germânicas, o seu centro histórico é iluminado e decorado com a ajuda dos moradores e cinco mercados espalham-se em diferentes pontos da cidade, entre eles, em Petite Venise para as crianças, na Praça dos Dominicanos e na Praça de Joana d’Arc, com muitas gulodices da época.
Até 29 dez

Estrasburgo
Com o Parlamento Europeu por perto, a “Capital do Natal” francesa parece um presépio verdadeiro. Com as bancas ao longo das praças centrais da cidade, destaque para o Mercado dos Pequenos Produtores Irredutíveis da Alsácia para salsichas e kugelhopf (bolo com passas e amêndoas).
Até 27 dez

Lille
Na maior cidade do Norte de França os mercados ocupam as duas praças principais, com uma roda-gigante na Grand Place e queijo derretido, vinho quente e waffles na Place Rihour.
Até 29 dez

Metz
Com pista de gelo a céu aberto, carrossel e roda-gigante, o Sentier des Lanternes na praça Boufflers, o trilho iluminado com mais de 2 500 lâmpadas, é a grande atração desta floresta encantada.
Até 30 dez

Paris
Ambiente elegante e oferta de vin chaud e castanhas assadas nos mercados: Jardim das Tulherias (até 5 jan); Notre-Dame, na Praça Viviani (29 nov-25 dez); Abadessas em Montmartre, perto do Sacré-Coeur (até 29 dez); luxo na boulevard de Saint-Germain-des-Prés (até 1 jan); Esplanada La Défense, o maior mercado da região (29 dez); Eiffel Tower Christmas Village com produtos gourmet (7 dez-5 jan).

HUNGRIA

Budapeste
A Praça Vorosmarty e a Basílica de Santo Estêvão recebem os tradicionais mercados com vendas natalícias, mas na basílica há projeções de laser na fachada e uma pista de gelo à volta da árvore de Natal.
Até 1 jan

INGLATERRA

Chester
Cerca de 70 comerciantes na praça junto à Câmara Municipal, na nova galeria e no fórum em redor do pinheiro natalício.
Até 22 dez

Leeds
O mercado desdobra-se pela Millennium Square e pela City Square, este ano, com foco no artesanato em Bond Court, no centro da cidade, onde fabricantes independentes abrem as suas lojas.
Até 22 dez

Londres
O popular mercado de inverno no Southbank Centre (até 26 dez), transforma o complexo de ateliers num “País das Maravilhas”; Winter Wonderland em Hyde Park (até 5 jan) com roda-gigante panorâmica, marshmallows assados na fogueira, cerveja artesanal e atividades no gelo; bebidas quentes e patinagem no gelo junto a Somerset House e ao Museu de História Natural (até 5 jan)

Manchester
King Street West, St Ann’s Square, Exchange Street, New Cathedral Street, Exchange Square, Corn Exchange, Cathedral Gardens, Market Street e Piccadilly Gardens com barraquinhas de vendedores independentes e com comida de rua, como gin quente com manteiga, pizza artesanal, cervejas locais e chocolate quente com Baileys.
Até 21 dez

Winchester
Este é por muitos considerado um dos melhores mercados da Europa, com a envolvência da catedral, monumento milenar, a enriquecer a experiência.
Até 22 dez

ITÁLIA

Merano
Nos Alpes do Norte de Itália, esta cidade termal recebe o mercado na histórica Piazza della Renna e na moderna Piazza delle Terme, com as montanhas cobertas de neve como pano de fundo.
29 nov-6 jan

Trento
A Piazza Fiera e a Piazza Mostra são as moradas do mercado natalício com 74 casinhas de madeira, montras de tradição, artesanato e gastronomia locais como apple strudel, polenta assada e pastel de batata.
Até 6 jan

MÓNACO

Neste principado, conhecido pelos hotéis de luxo, a pista de Fórmula 1 e o seu casino, o luxo também impera no mercado junto ao Port Hercule, com um carrossel, coros, árvores de Natal e globos de neve gigantes na praça do casino.
6 dez-8 jan

PAÍSES BAIXOS

Amesterdão
Até janeiro, são mais de 100 mil luzes refletidas nos diversos canais. A árvore de Natal está no centro da pista de gelo e o mercado gira em torno da Museumplein, praça perto do Rijksmuseum.
Até 5 jan

POLÓNIA

Cracóvia
Na antiga capital polaca vai poder andar de patins na praça Rynek Główny com neve, beber vinho quente e comer pão de gengibre. É das principais praças medievais da Europa e entre as barraquinhas está a Basílica de Santa Maria, com torres gémeas. Outro atrativo é ficar junto ao Cloth Hall (Sukiennice) monumento renascentista, Património Mundial da UNESCO.
29 nov-26 dez

Gdansk
Na cidade portuária, reconstruída após a II Guerra Mundial, há desfiles de elfos, um alce falante, a Rainha da Neve e os seus cantores, e carrossel de contos de fadas. Bebidas quentes e culinária tradicional polaca, como pierogi (minipastel recheado), também fazem parte do programa.
Até 23 dez

REPÚBLICA CHECA

Boémia
Há duas cidades no Sul da Boémia com mercados emblemáticos: Ceske Budejovice, numa mistura de arquitetura gótica e clássica, tem bancas a vender brinquedos de madeira, decorações de Natal e taças de vinho quente picante; e Cesky Krumlov, uma espécie de Disneyland, barroca com um castelo romântico.
Até 6 jan (Ceske Budejovice), 29 nov-6 jan (Cesky Krumlov)

Praga
Carismática, Praga é um bilhete-postal da Europa nesta época festiva. Estando no mercado na praça da Cidade Velha, de um lado, temos as torres gémeas da Igreja de Nossa Senhora Antes de Týn, do século XIV; do outro, o famoso relógio astronómico do século XV no edifício da Câmara Municipal. Na mão, um copo de svarak, a versão cítrica local do vinho quente.
30 nov-6 jan

SUÉCIA

Gotemburgo
Liseberg, um dos maiores e mais populares parques de diversões da Suécia, transforma-se num elegante mercado de Natal ao ar livre, com um espetáculo no gelo de meia hora.
Até 5 jan

SUÍÇA

Basileia
No maior e mais bonito mercado da Suíça há duas secções diferentes: na praça Barfüsserplatz vendem-se brinquedos artesanais de madeira, joias e presépios, enquanto a Münsterplatz se transforma numa floresta de contos de fadas com atividades para os mais novos.
28 nov-23 dez

LEIA TAMBÉM:

Suíça: Um postal de Natal
Um inverno branco entre Genebra, Berna e Basileia

Itália: O fascínio das Dolomitas
À descoberta das montanhas que Le Courbusier apelidou de “a obra arquitetónica mais bela do mundo”

Islândia: Um abraço à mãe-Natureza
Ver auroras boreais e ir a banhos numa lagoa de águas quentes no país do gelo e do fogo

Cabo Verde: A ilha da calma e da gentileza
São pouco mais de 50 quilómetros de uma ponta à outra de Santiago, da cidade da Praia ao Tarrafal de má memória

Espanha: De Madrid a Toledo
Há muito para descobrir para lá da Gran Vía, com o bónus de visitar a capital manchega a meia hora de comboio

Marrocos: Tânger, a Branca
Paul Bowles sabia-a toda. E nós só não vamos na sua peugada se formos tontos

Brasil: Na terra dos Manezinhos
Na ilha de Santa Catarina encontramos as tradições açorianas. Um turismo de praia com muitas histórias para ouvir

Escolhas de Bernardo Conde
Fotógrafo, fundador do festival internacional de fotografia e vídeo de viagem e aventura Exodus Aveiro Fest e fundador e líder de viagens em Trilhos da Terra

Escolhas de Miguel Judas
Jornalista, autor do livro/guia Conhecer Portugal a Pé e líder de viagens na agência Landescape

Sofia Aparício: “Viajo para ganhar mundo, não é para descansar”

Palavras-chave:

Mais na Visão

Mais Notícias

A poesia que sai à rua em Salvador

A poesia que sai à rua em Salvador

Maria João Bastos completa 45 anos: Veja 45 fotos da carreira da atriz

Maria João Bastos completa 45 anos: Veja 45 fotos da carreira da atriz

Microsoft revela poupanças de 500 milhões com Inteligência Artificial, depois de despedir nove mil

Microsoft revela poupanças de 500 milhões com Inteligência Artificial, depois de despedir nove mil

Parque Marinho Luiz Saldanha: Um mar abençoado, nas palavras e imagens do multipremiado fotógrafo Luís Quinta

Parque Marinho Luiz Saldanha: Um mar abençoado, nas palavras e imagens do multipremiado fotógrafo Luís Quinta

Reportagem na selva mágica da Amazónia

Reportagem na selva mágica da Amazónia

Mercados de Natal: Às compras em Portugal e na Europa

Mercados de Natal: Às compras em Portugal e na Europa

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

António Casalinho: ninguém o pára

António Casalinho: ninguém o pára

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Só ver uma pessoa doente já faz disparar o sistema imunitário

Só ver uma pessoa doente já faz disparar o sistema imunitário

Investigadores conseguem novas

Investigadores conseguem novas "receitas" para reprogramar células que podem ajudar a combater o cancro

Portugália Belém reabre renovada em ano de centenário

Portugália Belém reabre renovada em ano de centenário

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Indeed e Glassdoor vão despedir 1300 trabalhadores

Indeed e Glassdoor vão despedir 1300 trabalhadores

Cristiana Dionísio passa por novas intervenções cirúrgicas

Cristiana Dionísio passa por novas intervenções cirúrgicas

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Lady Kitty Spencer regressa a Roma para o desfile de alta-costura de Dolce & Gabbana

Lady Kitty Spencer regressa a Roma para o desfile de alta-costura de Dolce & Gabbana

7 looks para jantares de Natal

7 looks para jantares de Natal

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Rainha Letizia celebra 53.º aniversário

Rainha Letizia celebra 53.º aniversário

Tesla entregou menos carros no segundo trimestre do ano

Tesla entregou menos carros no segundo trimestre do ano

Ralis de regularidade: das apps gratuitas às sondas, conheça a tecnologia que pode usar para ser competitivo

Ralis de regularidade: das apps gratuitas às sondas, conheça a tecnologia que pode usar para ser competitivo

As mudanças físicas de Letizia Ortiz

As mudanças físicas de Letizia Ortiz

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

Do Liberation Day ao Acordo de Genebra – O que se segue?

Do Liberation Day ao Acordo de Genebra – O que se segue?

Pode a Inteligência Artificial curar o cancro?

Pode a Inteligência Artificial curar o cancro?

E se os refugiados do clima formos nós?

E se os refugiados do clima formos nós?

Vasco Futscher - O mundo inteiro em cada forma

Vasco Futscher - O mundo inteiro em cada forma

Infeções respiratórias como Covid ou a gripe podem

Infeções respiratórias como Covid ou a gripe podem "acordar" células cancerígenas adormecidas nos pulmões

Repórter Júnior: Entrevista a Luísa Ducla Soares

Repórter Júnior: Entrevista a Luísa Ducla Soares

Juntos há 14 anos, Ana Mesquita e João Gil casam-se em cerimónia invulgar

Juntos há 14 anos, Ana Mesquita e João Gil casam-se em cerimónia invulgar

Stella McCartney: designer distinguida na Nat Gala

Stella McCartney: designer distinguida na Nat Gala

Oficinas de verão onde a criatividade não tira férias

Oficinas de verão onde a criatividade não tira férias

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Margherita Missoni: “A moda tem de  acompanhar o ritmo das mulheres”

Margherita Missoni: “A moda tem de  acompanhar o ritmo das mulheres”

CARAS Decoração: 10 ideias para transformar o velho em novo

CARAS Decoração: 10 ideias para transformar o velho em novo

Tudo isto é cinema

Tudo isto é cinema

Keep the coins, I want change: um mapa para a sustentabilidade empresarial em 2025

Keep the coins, I want change: um mapa para a sustentabilidade empresarial em 2025

Em noite de glamour, saiba quem foram os casais que marcaram presença nesta edição dos Globos de Ouro

Em noite de glamour, saiba quem foram os casais que marcaram presença nesta edição dos Globos de Ouro

Inspiração para usar, com estilo, as peças de roupa que já tem no seu armário

Inspiração para usar, com estilo, as peças de roupa que já tem no seu armário

O que é feito de Américo Nunes o vencedor do “Masterchef Júnior 2”?

O que é feito de Américo Nunes o vencedor do “Masterchef Júnior 2”?

Carregamentos na rede Mobi.E passam pela primeira vez os 700 mil num mês

Carregamentos na rede Mobi.E passam pela primeira vez os 700 mil num mês

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1709

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1709

Peregrinação vínica. Nem Douro nem Beira, é Meda!

Peregrinação vínica. Nem Douro nem Beira, é Meda!