A cantora norte-americana Anastacia revelou, no podcast White Wine Question Time, que achou que tinha um tumor no cérebro, depois de começar a ter diferentes sintomas que incluíam exaustão e nevoeiro cerebral. “Pensei que tinha um tumor cerebral e a vida estava a correr-me muito mal, estava muito, muito assustada”, desabafou, em conversa com a jornalista e apresentadora britânica Kate Thornton.
Depois de realizar vários exames, um médico na Suíça explicou-lhe que os seus sintomas estavam relacionados com a menopausa e não com um cancro. “Nem sequer me apercebi de que estava a passar por um inferno tão grande que era causado pela menopausa”, disse.
“Não sabia de nada, só pensava que estava cansada… Estava a diagnosticar-me a mim própria, mas não fazia ideia de que tudo isto estava relacionado com as hormonas”, confidenciou ainda.
A artista, protagonista de êxitos como I’m Outta Love, de 2000, ou Sick and Tired, de 2004, revelou ainda que não tinha noção de que as coisas por que estava a passar faziam parte da “longa lista” de sintomas da menopausa.
Sintomas
A menopausa ocorre, geralmente, entre os 45 e os 55 anos, embora possa variar de mulher para mulher, sendo confirmada após um ano sem menstruação. Os sintomas mais comuns podem incluir, inicialmente, menstruações irregulares (os ciclos menstruais podem tornar-se irregulares, com períodos mais longos ou mais curtos, ou pode haver flutuações na quantidade de sangramento).
As mulheres também podem sentir afrontamentos – sensações repentinas de calor intenso, geralmente acompanhadas de sudorese e rubor facial, que podem ocorrer durante o dia ou à noite, perturbando o sono – alterações de humor, secura vaginal, diminuição da líbido, alterações na pele e cabelo e ganho de peso.
O cansaço extremo também é um sintoma comum associado a este processo de transição hormonal, que pode estar ligado ao facto de a qualidade do sono poder diminuir e às próprias alterações hormonais.
Da mesma forma, é possível que algumas mulheres sintam o que é conhecido por “nevoeiro cerebral” durante a menopausa, um termo utilizado para descrever sintomas cognitivos como dificuldade de concentração, problemas de memória, confusão e lentidão mentais, que podem parecer semelhantes a ter a mente “turva”.
Estes sintomas ligados também à menopausa, tal como o como nevoeiro cerebral, dificuldades de concentração, problemas de memória e confusão mental, podem ser preocupantes, especialmente se forem identificados pela primeira vez ou sentidos de forma grave.
No entanto, são geralmente provocados por alterações hormonais. Portanto, embora seja possível que sintomas como estes sejam confundidos com um tumor cerebral, este último pode apresentar uma variedade de sintomas que podem incluir dores de cabeça persistentes, náuseas e vómitos ou fraqueza ou dormência num lado do corpo.
Com ajuda de médicos especialistas em cada área, é possível realizar todos os exames necessários para o desenvolvimento de um diagnótico correto e que leve a um tratamento eficaz, seja qual for o problema em questão.