Chegou a um ponto em que não consegue tirar mais fotos ou fazer vídeos e tem de apagar ficheiros do seu iPhone para ter mais algum espaço? Não sabe o que mais fazer para ter mais armazenamento e já pensa em mudar de telemóvel? Antes disso, experimente estes dois truques que o podem ajudar.
1. Diminua o tamanho das imagens guardadas
O armazenamento do telemóvel pode ter sido ocupado mais rapidamente por as fotos e vídeos estarem a ser guardados em alta resolução, que é uma predefinição dos iPhones. Isso faz com que, por exemplo, cada foto tenha entre 1 a 2 megabytes, o que é um grande peso para o aparelho. Mas pode otimizar o armazenamento e colocar esses ficheiros pesados noutro local.
Vá às Definições, clique no seu nome, entre na iCloud e depois carregue em Fotos. Dentro dessa pasta, toque em Sincronizar este iPhone e depois selecione Otimizar armazenamento do iPhone para economizar espaço.
Assim, as fotos e vídeos mais pesados passam a ser armazenados na iCloud, o software de armazenamento na nuvem da Apple, sendo que de cada vez que lhes quiser aceder terá de efetuar um download. Já os ficheiros com resolução mais baixa ficam no próprio dispositivo.
Mas a iCloud tem espaço ilimitado? Nem por isso. Quando se inscreve tem direito a 5 gigabytes, e esse armazenamento pode aumentar se comprar mais espaço.
2. Verifique se precisa mesmo de todas as aplicações que tem instaladas
Uma boa parte do armazenamento do seu iPhone pode estar a ser ocupado com aplicações que nem sequer são utilizadas. Caso precise de espaço, verifique se todas as aplicações que tem instaladas e pondere a utilidade que lhes está a dar. Se não as usa de todo, pode simplesmente apagá-las. Mas se não quiser seguir por este caminho irreversível, tem a opção de as remover, o que vai libertar o espaço ocupado pela aplicação mas manter os respetivos dados, que serão recuperados automaticamente quando decidir reinstalar a aplicação.
Para ver que aplicações usa e as que não usa, clique em Definições, Geral e depois Armazenamento do iPhone. Dessa forma terá acesso a um menu que mostra que aplicações estão a ocupar mais espaço no telemóvel e também aquelas que são mais ou menos utilizadas, o que pode ajudar a decidir o que vale a pena desinstalar e o que deve manter.