Um estudo britânico que envolveu cerca de 7 mil pacientes do Serviço Nacional de Saúde, concluiu que o Sleepio, um programa digital de auto-ajuda, melhorou substancialmente os problemas de insónia dos pacientes, sendo mais eficaz do que as terapias psicológicas.
A aplicação chama-se “Sleepio” e constitui uma técnica de terapia que tem como objetivo melhorar o sono e a qualidade de vida dos pacientes. É uma aplicação que está disponível para smartphones, fornecendo informações para que os seus utilizadores possam adotar medidas corretas para terem noites de sono de qualidade.
O estudo, supervisionado pela Rede Académica de Ciências da Saúde de Oxford, acompanhou 7.078 pacientes ao longo de seis semanas, e concluiu que mais de 56% dos pacientes notaram melhorias nos problemas de insónia. Estes conseguiram ter mais seis horas de sono por semana, e reduziram substancialmente o uso de medicação prescrita e sem receita para a melhoria da qualidade do sono. O tratamento também reduziu a ansiedade e a depressão, condições recorrentes nos indivíduos que sofrem de insónia. Para além disso, houve uma queda de 21% nos pedidos de baixa médica entre os participantes no estudo.
De acordo com Tracey Marriott, diretora da rede nacional de saúde, citada pelo The Guardian, afirma que “o estudo mostrou que os tratamentos digitais de terapia cognitivo-comportamental podem ser eficazes e benéficos para os pacientes. As conversas com alguns desses pacientes indicaram mudanças profundas, como um sono melhor e mais consistente, ansiedade reduzida e uma melhoria notável nas suas vidas diárias ”.