Já alguma vez se questionou porque é que os seus temas de interesse e os anúncios de sites e aplicações que visita invadem o feed da sua conta de Facebook? A nova configuração da empresa, lançada esta semana, “Off-Facebook Activity” vem acabar com isso. Esta ferramenta permitirá aos utilizadores gerir o controlo dos dados nos sites e aplicações que visitam e que depois são partilhados com o Facebook.
Esta é a realidade: a experiência de cada um no Facebook é completamente diferente. Na verdade, não existem dois feeds iguais. Isso acontece porque o algoritmo do Facebook interpreta os dados dos diferentes utilizadores para criar uma hierarquia dos seus interesses e depois priorizar a ordem com que estes conteúdos aparecem no feed de cada um. Além disso, o Facebook também permite que sites e aplicações direcionem mensagens específicas para os utilizadores, a que as informações recolhidas sugerem que sejam mais recetivos – ou, no caso do marketing político, facilmente influenciáveis.
Existe, por isso, um mundo de informações que o Facebook reúne, mas que não surgiram da utilização direta da rede social. Então, como é que o Facebook recebe estes dados? De acordo com um estudo da Electronic Frontier Foundation, a empresa divide com mais de 10 mil sites e aplicações cerca de 30% dos códigos de partilha de coockies. Desta forma, as informações sobre as visitas ou compras dos utilizadores através da internet são também recebidas pelo Facebook, mesmo que não faça “like” ou não tenha feito “login” com a aplicação.
A partir de agora, esta nova ferramenta “Off-Facebook Activity” permitirá gerir as informações recebidas pelos sites e aplicações que visita sem estar conectado ao Facebook. No entanto, os utilizadores não poderão excluir definitivamente todos os seus dados.
Em vez disso, ser-lhe-á dada a opção de desassociar o seu histórico de pesquisas da sua conta. Com efeito, o Facebook deixará de poder utilizar as informações sobre os sites e aplicações que visita e o que fez aquando dessa visita. Mesmo assim, esses dados continuarão a existir nos servidores do Facebook. Para isso, terá que informar a rede social que não quer que esses dados sejam associados ao seu perfil. Pode fazê-lo da seguinte maneira: selecionar “Atividade fora do Facebook” e de seguida “Gerir atividade futura” (para encontrar esta opção tem que primeiro clicar em “Mais opções”). (Uma ressalva importante: se ativar esta nova configuração vai perder o acesso a todas as aplicações e sites nos quais tenha feito login com o Facebook.)
Esta nova ferramenta surge depois de em 2016 ter rebentado a notícia de que uma empresa de consultoria britânica, a Cambridge Analytica, utilizou uma aplicação para compilar milhões de dados de utilizadores de Facebook, sem o seu consentimento, para fins políticos. As crescentes preocupações que surgiram desde então com a política de privacidade e a pressão feita pelas instituições internacionais levaram Mark Zuckerberg a anunciar, em 2018, novas medidas para reforçar a proteção de dados dos utilizadores. A “Off-Facebook Activity” é o resultado desse esforço.
De acordo com o Facebook, esta nova configuração já foi disponibilizada a mais de 2 mil milhões de utilizadores em países como a Irlanda, Coreia do Sul e Espanha. Será lançada a nível mundial “nos próximos meses”.