Desengane-se quem pensa que os humanos são os únicos seres capazes de experienciar emoções complexas. Muitos outros animais são capazes de, como nós, sentir amor, medo, culpa, vergonha, raiva, repugnância, empatia e até mesmo, no caso de alguns primatas, sentido de humor.
Para além disso, existe a famosa tendência humana de antropomorfizar o comportamento dos animais. Desde os cães que “falam” e andam de skate até aos ursos que acenam quando os cumprimentamos, a internet está repleta de imagens e vídeos de animais que se “comportam como pessoas”.
Da mistura das emoções com a antropomorfização nasceu o Comedy Wildlife Photography Awards. O concurso anual nasceu em 2015 pela mão Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam, dois fotógrafos profissionais que queriam “criar um concurso fotográfico que se focasse no lado mais leve da vida selvagem”. A edição de 2019 vem com a missão de promover a mensagem da conservação ambiental e dos habitats, e conta já com algumas imagens candidatas cheias de humor e boa disposição.
Em parceria com a Born Free Foundation, uma ONG especializada na proteção animal, o concurso procura garantir que “os animais deste planeta continuarão aqui para a próxima geração”. Os fotógrafos dedicaram a edição deste ano à pergunta “O que pode cada um de nós fazer em casa para proteger a fauna?”
E para a pergunta sugerem três respostas: responsabilidade e informação no que se compra – ter em atenção os testes em animais, a reciclabilidade e o impacto ambiental dos produtos que se escolhem; evitar gastos de água desnecessários – ao reduzir o tempo do banho ou as descargas de autoclismo conseguem-se poupar milhoes de litros de água que podem ser utilizados para fins ambientais; promover comportamentos que conservem o ambiente, como os já mencionados, nas redes sociais ou entre amigos e familiares.
O concurso está aberto a inscrições até dia 30 de junho a profissionais e a amadores. Podem ser enviadas imagens e clipes de vídeo até 60 segundos. Os prémios são distribuídos por cinco categorias: On the Land (animais terrestres), Under the Sea (animais aquáticos), In the Air (animais aéreos), Portfolio Category e Overall Winner (vencedor geral). Entre os prémios, o Comedy Wildlife Photography Awards oferece um safari no parque Masai Mara, no Quénia, e uma máquina fotográfica Olympus OM-D E-M1 Mark II.
ASSINE AQUI E GANHE UM SACO. AO ASSINAR ESTÁ A APOIAR O JORNALISMO INDEPENDENTE E DE QUALIDADE – ESSENCIAL PARA A DEFESA DOS VALORES DEMOCRÁTICOS EM PORTUGAL
