A britânica Linda, de 47 anos, perdeu cerca de três quilos, em três semanas, e está convencida de que está relacionado com a sua rotina de “beber um copo de vinho tinto à noite”. “O vinho reprime a minha vontade de comer alimentos com açúcar”, explicou ao Daily Mail. “Aliás o meu desejo habitual de comer depois do jantar snacks, biscoitos ou chocolate, desapareceu. O efeito do álcool ajuda-me a cortar no acúçar e não sinto que estou a restringir-me”, acrescenta.
Mas esta é uma questão muito controversa. Nos últimos anos, a professora Fiona Sim, presidente da Royal Society for Public Health tem-se debatido com a questão da “crescente epidemia da obesidade” devido ao consumo de vinho e insistiu que “o conteúdo calórico fosse claramente indicado nos rótulos do vinho, cerveja ou bebidas espirituosas”.
Por outro lado, há um número crescente de evidências que sugerem que “beber vinho pode ser a chave para nos mantermos magros”, conforme recorda o Daily Mail. Um estudo da Universidade de Harvard, por exemplo, que contou com a participação de 20 mil mulheres, revelou que “aquelas que bebiam metade de uma garrafa de vinho por dia reduziram em 70 por cento o risco de obesidade, comparativamente às que não bebiam álcool”. E o instituto norte-americano dedicado ao abuso do álcool concluiu que “quando o álcool substitui os hidratos de carbono, os indivíduos tendem a perder peso”.
Outro estudo, apresentado na European Conference on Obesity, em Praga, defende que um copo de vinho tinto, a cada noite, aumenta os níveis de “bom colesterol”. Além disso, pode ajudar a melhorar a diabetes tipo 2 porque “impulsiona o metabolismo da glicose. Isto é, o processo pelo qual os açúcares simples, encontrados em muitos alimentos, são processados e usados para produzir energia”.
Linda segue à risca um plano de dieta chamado The 4-Hour Body: Um guia para uma rápida perda de peso, do guru Tim Ferris, e que passa pela “eliminação de carboidratos refinados da dieta e ingestão de legumes e carnes magras”. E o autor permite a ingestão de um copo de vinho por dia – é recomendado o tinto em vez do branco, devido às suas qualidades antioxidantes. “Bebo um copo todas as noites, nos dias úteis. Estava reticente em começar mas é notória a perda de peso”, conta ao jornal.
Samantha Merrit, de 40 anos, é mais um caso. Admite que o seu vício era a “comida de plástico”. Mas agora, diz que o vinho é o seu aliado para “relaxar e emagrecer”. “Troquei a fast food por refeições equilibradas, caseiras para disfrutar com a minha taça de vinho. Já não tenho vontade de comer batatas fritas e chocolates”, afirma.