Psicólogos infantis da Universidade de Medicina de Boston descobriram que as crianças que utilizam frequentemente dispositivos tecnológicos são incapazes de controlar as suas emoções. Em vez disso, a tendência é para reprimir essas emoções ou transportá-las para as atividades tecnológicas.
Em declarações ao Daily Telegraph, a Doutora Jenny Radesky, instrutora clínica na Pediatria de Desenvolvimento Comportamental na referida Universidade, afirma que “já foi estudado que demasiada televisão prejudica o desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais das crianças.”
“O uso de dispositivos móveis substitui o tempo utilizado em interações humanas,” explicou Radesky.
“Se estes aparelhos se tornarem o método predominante para acalmar e distrair as crianças, serão elas capazes de desenvolver os próprios mecanismos de auto-regulação?”, questiona-se.
No entanto, e segundo conta Iroise Dumotheil, professora de psicologia da Universidade de Birbeck, ao The Independent, este estudo não é conclusivo. “Apesar de, provavelmente, existir um problema, nós não sabemos nada porque é necessária mais pesquisa,” esclareceu.
Dumotheil acrescenta ainda que “tudo isto é novo, mas o estudo reconhece os benefícios de algumas aplicações educacionais.”
A pesquisa, publicada no jornal Pediatrics, refere que alguns programas televisivos são benéficos educacionalmente em crianças na idade pré-escolar. Em relação a crianças com idade abaixo dos 30 meses, estas não têm a capacidade de aprender através da televisão ou de vídeos.