1. Só responder a um email quando sabe a resposta, mesmo que isso demore dias
Caso receba um email em que lhe é solicitada uma informação de que não dispõe no momento, responda na mesma. Porquê? Porque se não o fizer, o remetente vai ficar sem saber se recebeu a sua mensagem, ou se se esqueceu de responder. Não custa nada enviar um email rápido a explicar a situação.
2. Assumir que, por ser o mais inexperiente dos que receberam o email não precisa de responder
Imagine que um colega de trabalho envia um e-mail para si e para o seu chefe sobre uma questão a que até sabe responder. Por ser mais novo e por achar que o seu chefe responderá, não quer dizer que também não o possa fazer. Pelo contrário: Se o fizer vai mostrar ao seu chefe as suas capacidades.
3. Escrever no assunto: “lembrete”
Se é daqueles que escreve no assunto dos emails que envia “lembrete” para lembrar o destinatário de algo, deixe de o fazer…
4. Responder a um email importante com um simples “OK”
Não confunda os emails que troca com os seus colegas sobre assuntos passageiros, com emails importantes que necessitam mais do que um simples “OK”. Caso seja um email sobre assuntos mais sérios ou sensíveis deve sempre dedicar-se a uma resposta mais complexa.
5. Enviar emails longos e que não expliquem de imediato o que pretende
Às vezes mais vale ser simples e concisos. Se o destinatário apenas necessita de resultados para quê enviar-lhe todos os detalhes do processo? O mais provável é tornar o email tão complexo que irritará o destinatário e o deixará mais confuso. Normalmente, nos locais de trabalho, os emails mais claros, curtos e concisos são os que melhor resultam.