Nos próximos dias, deverá haver um “acerto das temperaturas” que têm estado elevadas para a época, disse à Agência Lusa a meteorologista Idália Mendonça.
Durante o dia de hoje, sexta-feira e sábado, as temperaturas deverão descer sensivelmente entre 2 e 4 graus Celsius, em cada um dos dias, referiu Idália Mendonça, ressalvando que a descida não será igual em todos os locais.
Para domingo não se prevê descida da temperatura, que no entanto, deverá ocorrer na segunda-feira.
Quanto ao estado do tempo, a meteorologista disse que deverá manter-se com alguma estabilidade até sábado, mas sexta-feira poderão ocorrer alguns aguaceiros fracos nas regiões a Norte do sistema montanhoso Montejunto Estrela.
O IM está a prever uma “mudança significativa” do estado do tempo em todo o território no domingo e segunda-feira, com a ocorrência de aguaceiros, que devem ser acompanhados de trovoadas na segunda-feira.
A alteração das temperaturas deve-se à entrada de uma massa de ar menos quente, explicou Idália Mendonça.
“Estávamos com temperaturas mais próprias do Verão do que da Primavera. Nestes dias, vai haver um acerto em relação a esta temperatura anormalmente elevada para esta época do ano”, referiu.
De acordo com Idália Mendonça, esta variabilidade do estado do tempo e temperaturas “é uma situação perfeitamente típica da Primavera”.