Três crianças saem de casa com roupa colorida e mochilas às costas. Fazem o percurso até ao elevador, descem à garagem, põem os pertences no carro, sentam-se nas cadeiras e apertam os cintos. Na imagem seguinte, entramos no banco de trás de um carro com motorista. A sequência de imagens, com música de fundo, serve para Miguel Pinto Luz mostrar como arranca o dia do ministro das Infraestruturas. O post no Instagram acaba como os de muitos influencers, com uma pergunta pensada para gerar aquilo a que na linguagem das redes se chama engagement, ou seja, envolver os seguidores, levando-os a dar likes e a fazer comentários e partilhas. “Quem mais faz questão de ir levar os miúdos à escola antes do trabalho?”, pergunta o ministro, que entretanto até desativou os comentários da publicação e não quis explicar à VISÃO os motivos que o levam a expor assim os filhos.
Não é a primeira vez que o faz e, no Governo, diz-se que “é o estilo de Miguel Pinto Luz” ter esse registo nas redes sociais. “Já era assim em Cascais”, justifica-se, explicando que, apesar de haver algumas diretivas em termos de mensagem política e um “apelo ao bom senso”, cada governante tem bastante margem de manobra para dar o seu cunho pessoal à sua presença digital. O post que mostra a saída para a escola é, entre os recentes, um dos que mais gostos têm no Instagram de Pinto Luz, que tem quase cinco mil seguidores naquela rede, onde os vídeos e fotografias do trabalho ministerial e os anúncios de medidas e investimentos nas Infraestruturas convivem com imagens dos filhos a andar de bicicleta ou com a apresentação do Sonic, o buldogue francês bebé que veio aumentar a família em agosto.