Margarida Davim

Política

Marcelo promulgou sete diplomas. Como é que isso muda a discussão do Orçamento?

Há medidas que fazem descer a receita e outras que sobem a despesa, tanto do lado do Governo como das oposições. Montenegro e Pedro Nuno trocam farpas, mas terão agora de negociar um Orçamento que já parte condicionado.

Crónicas

A orelha de Trump, o nariz da Cleópatra e uma bola de ténis

Se não soubermos perceber os mecanismos que fazem de Trump um símbolo, não conseguiremos nunca combatê-lo. Os homens providenciais não existem. São só uma forma de entendermos o mundo. Quando a morte os leva, o que lhes deu poder encontrará outras formas de persistir, se a semente das suas ideias conseguir encontrar um solo fértil onde crescer

Política
Exclusivo

Luís Montenegro: Um primeiro-ministro em construção

Como pensa e decide o primeiro-ministro, quem o aconselha e que estratégia tem para liderar um governo minoritário. A VISÃO foi aos bastidores do Executivo para dar pistas sobre como funciona Montenegro

Política
Exclusivo

Pedro Nuno Santos: O renovador do PS

Ressente-se do “sufoco” da pressão para aprovar o Orçamento, mas pensa neste ciclo político como uma maratona. Eis o retrato e a estratégia de um líder a quem uma crise política trocou as voltas

Política
Exclusivo

Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos: Como pensam e decidem os dois líderes

Um está a aprender a ser primeiro-ministro, o outro não contava ser secretário-geral já. Como pensam e decidem a estratégia para a AD e para o PS. Dois retratos para entender melhor os homens que uma crise política inesperada catapultou para os lugares que ocupam hoje

Política
Exclusivo

Os pacotes do Governo de Montenegro

O Executivo de Montenegro tem apresentado vários planos setoriais, uns urgentes, outros para implementar ao longo dos próximos anos

Tudo é política

"É um país estranho, a França". Será mesmo?

Este retrato esbarra na caricatura dos franceses mimados agarrados a direitos incomportáveis para um país que já supera os 5% do seu PIB em défice. É um retrato feito de desigualdades profundas que as políticas das últimas décadas só agravaram. E é aí que reside a chave do imbróglio político francês, que é o espelho do que se passa um pouco por todo este velho continente

Política
Exclusivo

Hugo Soares: O “polícia mau” de Luís Montenegro

Recusa ser o braço armado da AD, mas não hesita em mostrar músculo político no Parlamento. São seus os ataques mais duros à oposição, mesmo quando o Governo ensaia reuniões de diálogo. Fala constantemente com Montenegro e garante que a maioria não desafina na narrativa política

Política

A luta pela habitação vai voltar às ruas

Dois meses depois de o Governo anunciar o seu Pacote para a Habitação, os coletivos do setor prometem dar-lhe luta. A plataforma Casa Para Viver prepara manifestações em todo o país no dia 28 de setembro. O Movimento Referendo pela Habitação vai tentar levar o tema a votos em Lisboa

Mundo

Quem é Keir Starmer? O trabalhista tímido, que cresceu pobre e se afastou da esquerda

Cresceu numa família com dificuldades, traiu Corbin, fez uma campanha sem promessas muito concretas e a tentar descolar da esquerda, mas com juras de amor ao NHS. É o novo primeiro-ministro britânico, com uma maioria esmagadora.

Tudo é política

Há fome no jardim europeu e nós estamos a ignorá-la

A sua luta diária pela sobrevivência não faz parte da imagem que temos dos europeus. A sua experiência está tão longe das bolhas políticas e mediáticas que nos parece grotesca e exagerada. Ela contraria as estatísticas oficiais de progresso, a ideia de mérito, a própria noção que temos daquilo que é a Europa. E, no entanto, eles existem. E, no entanto, eles votam.

Política

A grande manifestação de polícias pedida por Ventura não aconteceu

A escadaria ficou deserta. As bancadas foram enchendo a conta-gotas. O Chega protestou pela demora na entrada do público. “Um fracasso”, resumiu o deputado do PSD, António Rodrigues. Mas o debate aqueceu.

Sociedade

CPI das gémeas: Silêncio de Nuno Rebelo de Sousa adensa suspeitas

Nuno Rebelo de Sousa agiu por motivos humanitários ou por ser um lobista que recebeu contrapartidas? Os deputados acreditam que o silêncio do filho do Presidente da República torna a defesa da tese de uma cunha por altruísmo cada vez mais insustentável.

Política

Como a nora de Marcelo veio parar à CPI das gémeas

Juliana Vilela Drumond é a companheira de Nuno Rebelo de Sousa. Esta quarta-feira, o PSD entendeu que era importante ouvi-la. A sua audição foi aprovada por unanimidade.

Política

Da promessa de “reparar a injustiça” até ao “nem mais um cêntimo”: O que disse Montenegro aos polícias

Em campanha a AD atacou a “injustiça” e prometeu negociar, sem se comprometer com valores. Mas as negociações azedaram e o primeiro-ministro explica agora aos polícias que o que propõe “é muito dinheiro” e ao país que este é “um esforço medonho”, ao mesmo tempo que agita o fantasma da “instabilidade financeira”

Política

Demissões, exonerações e guerras: Como o Governo está a mudar o aparelho do Estado

Em menos de três meses, Luís Montenegro fez três exonerações. Mas há vários outros altos dirigentes do Estado a sair pelo seu próprio pé. O diretor do INEM foi a última baixa, mas pode haver mais.

Sociedade

Diretor do INEM demitiu-se em colisão com ministra

É mais uma baixa na administração do Estado. Luís Meira apresentou a demissão a ministra da Saúde depois de uma polémica em torno da renovação do contrato de helicópteros para a emergência médica.

Sociedade

Professores preocupados com próximo ano letivo

Há mais de 90 mil docentes que vão de férias sem saber em que escola trabalharão em setembro. E ainda estão por sair do papel a recuperação do tempo de serviço e as prometidas ajudas de custo. Missão Escola Pública alerta para o “risco de um início de ano letivo 24/25 caótico”

Tudo é política

Os de baixo contra os de cima, os de cima contra os de baixo

Vítimas de um deslumbramento bacoco com a novidade tecnológica, as escolas não ensinam a ver para lá do óbvio. Instruídas para “capacitar”, reproduzem padrões sociais em vez de os quebrarem, tornam-se produtoras de pequenos burocratas, técnicos desencantados, mão de obra barata e precária. Salvam-se os que encontram em casa outros recursos.

Política

Ventura reclama herança de Passos Coelho

André Ventura diz que Passos “coraria de vergonha” com o apoio de Montenegro a Costa para o Conselho Europeu e garante que está pronto para ser primeiro-ministro, antes de prometer acabar com todas as portagens.

Política

Montenegro segura secretária de Estado que recebeu indemnização da CP

A secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias recebeu 80 mil euros da CP quando já sabia que ia para uma entidade pública, a AMT, beneficiando de um programa de rescisões. Mas Montenegro não vê qualquer problema ético nem legal.