“O inverno será longo”. Foi este o aviso que a gasífera russa Gazprom divulgou nas redes sociais, num vídeo publicado com imagens sombrias e em tom melancólico, a mostrar o que irá acontecer à Europa caso o fornecimento de gás natural seja totalmente suspenso por Moscovo.
No vídeo, com menos de dois minutos, podem ver-se várias imagens de algumas das principais cidades europeias a congelar, acompanhadas de uma música triste e soturna. A letra da canção, interpretada pela voz da cantora russa Varvaza Vizbor, refere-se a um “inverno longo e frio”, mas não foi criada especificamente para o vídeo.
O gás está a ser usado como arma de chantagem energética para atingir o Ocidente, já que a Rússia culpa os países aliados pela interrupção do fornecimento de gás natural à Europa, em consequência das sanções e ações ocidentais, alertando que os preços do gás podem subir ainda mais.
Anton Gerashchenko, conselheiro do governo ucraniano, partilhou o vídeo na rede social Twitter, questionando, ironicamente, a eficácia desta ação. “Eles acham mesmo que podem matar milhares de ucranianos, capturar territórios de outro país e a Europa vai fingir que não vê, só porque tem medo de uma chantagem usando o gás natural??”, perguntou.
De recordar que este vídeo foi publicado após a companhia russa Gazprom suspender, no passado sábado, o fluxo de gás para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1.