O ataque surpresa lançado este sábado pelo grupo islâmico Hamas contra o território israelita, numa operação com o nome “Tempestade al-Aqsa”, envolveu o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar, segundo fontes governamentais israelitas. As milícias palestinianas derrubaram a rede fronteiriça na Faixa de Gaza e invadiram Israel a partir do enclave.
Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que batizou como “Espadas de Ferro”. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está “em guerra” com o Hamas.
A contagem feita pelo Ministério da Saúde até às 16:20 locais (mais duas horas do que em Portugal) indica que, além dos pelo menos 198 palestinos mortos, há registo de 1.610 feridos.
Por outro lado, a agência EFE, que cita fontes médicas, dá conta de que mais de 100 pessoas morreram em Israel no ataque surpresa do Hamas, que também causou mais de 900 feridos.
As imagens dos dois lados da barricada, que pode percorrer na fotogaleria publicada no topo desta página, mostram bem o grau de violência em mais um dia sangrento no conflito israelo-palestino.
*com Lusa