Donald Trump conquistou pelo menos sete dos 11 estados disputados, de acordo com os resultados preliminares e sondagens.
O aspirante a candidato do Partido Republicano às presidenciais dos Estados Unidos conquistou a maioria dos votos no Alabama, Georgia, Massachusetts, Tennessee, Arkansas, Vermont e Virgínia, estando ainda a ser apurado o Alaska, o último estado desta ‘Super terça-feira’.
Trump não venceu, no entanto, no Texas, onde se elegiam mais delegados. Neste estado, o vencedor foi Ted Cruz, que conquistou também Oklahoma.
Marco Rubio conseguiu uma vitória, em Minnesota.
Do lado Partido Democrata, Hillary Clinton é a vencedora das primárias norte-americanas da ‘Super terça-feira’ do lado do Partido Democrata, ganhando em sete dos 11 estados disputados e numa região, de acordo com os resultados preliminares e sondagens.
A aspirante a candidata do Partido Democrata às presidenciais dos Estados Unidos conseguiu a maioria dos votos no Alabama, Arkansas, Geórgia, Massachusetts, Tennessee, Texas, Virgínia e na Samoa Americana.
O seu rival, o senador Bernie Sanders, conquistou os estados do Colorado, Minnesota, Oklahoma e Vermont.
Uma dúzia de estados e um território norte-americanos votaram na `Super terça-feira`, dia que é encarado como crucial para definir o destino dos aspirantes à candidatura presidencial republicana e democrata.
Chama-se “Super terça-feira” (“Super Tuesday”, em inglês) devido ao grande número de estados que realiza eleições e, consequentemente, ao elevado número de delegados – os responsáveis pela nomeação oficial do candidato presidencial democrata e republicano durante as convenções nacionais dos partidos – que está em jogo.
Este é o dia que mais se aproxima de uma eleição à escala nacional.
As eleições presidenciais norte-americanas estão agendadas para 08 de novembro deste ano.
com Lusa