Um avião da companhia aérea de baixo custo Air Asia que fazia a ligação entre a Indonésia e Singapura despareceu esta madrugada com 162 pessoas a bordo, disse um porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia.
“O voo da Air Asia que partiu de Surabaia para Singapura perdeu contacto com Jacarta às 07:55 (23:55 em Lisboa), disse à AFP o porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, J.A. Barata. O avião partiu do aeroporto internacional de Juanda, em Surabaia, no leste de Java, às 05:20 (21:20 de sábado em Lisboa) e deveria chegar a Singapura às 08:30 (00:30 em Lisboa).
A companhia aérea malaia Air Asia informou que uma operação de busca e resgate estava em curso para o voo QZ8501: “No presente momento, infelizmente, não temos mais informações sobre o estado dos passageiros e dos tripulantes a bordo, mas vamos manter todas as partes informados sempre que forem disponibilizadas mais informações”, informou a companhia de baixo custo.
Piloto pediu para desviar rota devido a mau tempo
O piloto do A320 da Air Asia que operava o voo QZ8501, pediu para “desviar” o plano de voo devido às más condições meteorológicas, indicou a companhia aérea.
“O avião pediu para desviar (a rota) por causa do mau tempo”, informou a companhia aérea na sua página do Facebook. A comunicação com o avião foi perdida quando ainda estava sob o Controle de Tráfego Aéreo da Indonésia”, acrescentou a Air Asia.
O piloto tem 6.100 horas de voo e o aparelho passou na última revisão realizada a 16 de novembro, informou a empresa em comunicado.
A companhia esclareceu que o aparelho transportava 155 passageiros (138 adultos, 16 crianças e um bebé) e sete membros da tripulação, incluindo dois pilotos, o segundo com 2.275 horas de voo, e um mecânico.
Entre as pessoas que seguiam no voo QZ8501 há 156 indonésios, três coreanos, um malaio, um nacional de Singapura, e um francês de acordo com comunicado da Air Asia publicado na página do Facebook da companhia aérea.
Obama acompanha a situação
A Casa Branca informou que está a acompanhar o desaparecimento do avião da Air Asia, e que o Presidente Barack Obama estava a ser informado sobre o assunto.
“O Presidente foi informado sobre o voo da Air Asia 8501 e responsáveis da Casa Branca vão continuar a acompanhar a situação”, disse o porta-voz da Casa Branca Eric Schultz.