O canal público divulgou, esta sexta-feira, os 20 autores que vão subir ao palco da próxima edição do Festival da Canção. À semelhança dos outros anos, o concurso, que vai eleger o representante de Portugal para o Festival Eurovisão da Canção, vai contar com duas semifinais, a 20 e 27 de fevereiro. A grande final vai ter lugar a 6 de março. “Queremos contar com todos os que não abdicam de participar neste formato, ano após ano”, destaca a organização.
A revelação foi feita nas redes sociais e, em 2021, haverá um maior número de canções a concurso do que a média dos últimos anos. Anne Victorino D’almeida, Carolina Deslandes, Da Chick, Fábia Maia, Filipe Melo, Helder Moutinho, Ian, Irma, Joana Alegre, João Vieira, Karetus, Neev, Pedro Da Linha, Stereossauro, Tainá, Tatanka, Virgul e Viviane compõem a lista de 18 compositores convidados pela RTP.
A estes, juntam-se Pedro Gonçalves e Miguel Marôco, escolhidos através da livre submissão de músicas por parte do público. Este ano, concorreram através deste formato de submissão 693 músicas – o maior número na história do concurso. Os intérpretes das canções, que podem ser os próprios autores ou artistas convidados por eles, ainda não são conhecidos.
No site oficial, a RTP confirma que a escolha dos autores teve em conta “a representação da diversidade de géneros musicais e artistas com obra pública”. Nesta edição, “o Festival da Canção será dedicado aos milhares de seguidores do programa de televisão com mais História na televisão pública”. Para celebrar a 55.ª edição, a organização incentiva os internautas a utilizarem nas redes sociais a hashtag #oFestivaléNosso.
Pela primeira vez em mais de 60 anos de existência, o Festival Eurovisão da Canção não se realizou, em 2020, devido à pandemia de Covid-19. A cidade de Roterdão, nos Países Baixos, volta a receber os 41 países, no próximo ano, já com um novo logótipo, anunciado também esta sexta-feira. As primeiras músicas a concurso começam a conhecer-se já este mês, com a Albânia a selecionar o respetivo artista e canção. Portugal deverá ser dos últimos países a fazê-lo, com a final do Festival da Canção marcada para o primeiro sábado de março. A cidade anfitriã ainda não foi revelada.