O FINAL CUT faz este mês quatro anos – e nós só festejamos os números pares- manias…
Primeiro começou com um blogue, chamava-se FINAL CUT, porque era – continua a ser – um espaço de liberdade. O nosso FINAL CUT.
Os posts corriam a um ritmo semanal, nós empurravamos os textos, mas depressa tornaram-se os posts a empurrarem-nos a nós. Às vezes, aceleravam à rapidez ronceira de locomotiva a vapor, até aí tudo bem… Mas depois, em alturas de óscares e festivais, as críticas rolavam à vertigem de TGV… Logo a seguir havíamos de regressar à velocidade de cruzeiro, e até aí também tudo bem…
Alguma coisa se perdeu com a passagem de blogue a site, talvez alguma identidade própria e inicial se tivesse desvanecido, algumas das vossas críticas fizeram sentido, mas no balanço final, algo se foi sempre saldando pela positiva. Em termos de VISIBILIDADE – o que é importante no site que fala de VISÃO, sobretudo de BOAS VISÕES. Em pouco tempo, chegámos ao 2.ª lugar na categoria de cinema do top mundial Networked Blogs (para sites ligados ao Facebook).Quase sem querer, tornámo-nos numa marca autónoma. Quase fizemos como o Barão de Munchausen que graças à trança do seu próprio cabelo se arrancou ao pântano.
O que talvez faça do FINAL CUT um site único é justamente o seu estado híbrido: passou a ser um site, é certo, mas nunca perdeu o espírito de blogue. E o direito ao FINAL CUT – único site do mundo com VISÃO 4D.
Porque acreditamos que a realidade é o único sítio onde se pode comer um bom bife, mas que o inferno deve ser um local sem filmes. Porque o planeta Terra sempre foi, para alguns, pequeno demais. E é preciso AVISTAR os outros horizontes que se compõem de luz e sombras. E isso é tão pouco, mas basta para criar num frame outro universo
Como podem VER no trailer, feito em exclusivo para nós pelo editor de imagem João Braz (Marco Martins, João Canijo e João Botelho), continuamos no ângulo de VISÃO. Estes filmes que compôem o trailer são aqueles que merecem cinco OLHOS– Filmes Para VER Sempre – e têm sempre um OLHAR, subjacente, às vezes mais óbvio que outras.
Este trailer é dedicado a todos aqueles que nos acompanharam neste quatro anos, aqueles que detectaram falhas, que comentaram, que elogiaram, que criticaram, que participaram, que silenciosa e anonimamente VIRAM, OLHARAM E REPARARAM. A todos um muito OBRIGADO.
E continuem assim: DE OLHOS BEM ABERTOS
Ana Margarida de Carvalho
Manuel Halpern