Facto: o primeiro grande cliente da fábrica de chocolates M&M’s foi o exército norte-americano, durante a Segunda Guerra Mundial. Os doces eram uma forma de fornecer aos soldados uma ração de chocolate que não derretesse e aguentasse altas temperaturas. Basta lembrar o famoso slogan da marca: ‘O chocolate que derrete na boca e não nas mãos”.
Mas para contar esta história, é preciso recuar uma década, quando Forrest Mars Sr., da empresa Mars, teve uma desavença com o pai e se mudou para Inglaterra, para fazer novos negócios. Alguns anos depois, descobriu que as tropas britânicas que se voluntariavam para combater na Guerra Civil Espanhola comiam umas pequenas drageias de chocolate, cobertas por uma capa de açúcar mais dura – vulgo, Smarties – e achou que esta seria uma forma de manter altos os valores de consumo de chocolate durante os meses de mais calor. De volta aos Estados Unidos, no início da década de 40, desfiou Bruce Murrie, filho de um executivo da fábrica de chocolates Hershey, para criarem uma nova empresa de drageias de chocolate, e assim garantir o permanente fornecimento de chocolate. Murrie recebeu 20% de participação do novo neócio e, com Forrest Mars, batizou a marca: M&M’s, em homenagem aos dois apelidos.
Em 1941, Mars conseguiu obter a patente e começou a fabricar M&M’s em Newark, Nova Jérsia. Vinham guardados num tubo de cartão, cobertos com diferentes cores como vermelho, laranja, amarelo, verde ou roxo. No início foram exclusivamente vendidos ao exército norte-americano, que se viciou neles e acabou por funcionar como arma de marketing para a marca. Na década seguinte, apareceram diversas cópias dos M&M’s e, para distingui-los da concorrência, conta a própria marca no seu site, passaram a ter um selo com a letra ‘M’, ainda hoje presente, altura em que lançaram um novo slogan: ‘Look for the m on every piece’.
Outras datas interessantes da marca a assinalar: 1954, ano em que se criaram os M&M’s de amendoim; 1981 os M&M’s foram para o espaço a bordo da nave espacial Columbia; e em 2002 foi feita uma votação para descobrir qual a cor preferida de M&Ms e o vencedor foi… o roxo.
Outros snacks de saber (e sabor):
- A quem devemos a invenção das caixas de pizza?
- Como nasceu o pão de ló mais famoso do Oeste?