Foi em setembro do ano passado que a Tesla revelou que iria construir uma refinaria de lítio no Texas. O objetivo desta unidade é produzir hidróxido de lítio para alimentar a produção de células para baterias na Gigafactory Texas – ao contrário do habitual na indústria automóvel, a Tesla desenvolve e produz células e baterias próprias, que complementa com células fornecidas por outros fabricantes.
De acordo com o CEO da Tesla, Elon Musk, esta unidade será capaz de produzir hidróxido de lítio suficiente para construir as baterias para um milhão de automóveis elétricos por ano. O investimento está estimado em pouco menos de 350 milhões de euros e esta unidade deverá empregar 165 pessoas.
Quando o projeto foi anunciado, a Tesla estimava que a unidade começaria a produzir em 2025. Mas, durante uma feira de recrutamento no Texas, Jason Bevan, diretor de operações, revelou acreditar que esta nova fábrica irá começar a produzir durante o primeiro semestre de 2024, atingindo elevados volumes de produção ainda antes do fim de 2024.
Elon Musk considerou que esta unidade será uma “impressora de dinheiro” em consequência da redução de custos que estar fábrica deverá permitir na produção de baterias próprias. Uma ‘peça importante no puzzle’ que a Tesla está a montar com vista à redução de custos no fabrico de células, que envolve, ainda, novas tecnologias de produção destes elementos – as células são os componentes de armazenamento de energia usados para criar baterias.