De acordo com a informação disponível, alguns modelos da linha ID (100% elétricos da Volkswagen) vão ganhar velocidade de carregamento através do aumento da potência máxima admitida em carregadores ultrarrápidos. Os ID com bateria de 82 kWh (77 kWh utilizáveis) deverão ver a potência máxima de carregamento aumentar 10 kW, de 125 para 135 kW. Mais ainda no topo de gama ID.5 GTX, ainda não disponível no mercado, que terá uma potência de carregamento máxima de 150 kW. Segundo dados da marca, esta melhoria permitirá poupar 9 minutos nos carregamentos entre 5 a 80 por cento da bateria.
A VW não anunciou quaisquer alterações de potência de carregamento para as versões com bateria de menor capacidade (62 e 48 kWh).
Outra novidade é o suporte para a norma Plug & Charge, que deverá permitir carregar em alguns postos, com destaque para a rede Ionity, sem necessidade de cartão ou outro tipo de autenticação manual: bastará ligar o cabo ao carro, já que o sistema de autenticação será automático, como já acontece com os Tesla na rede Supercharger.
Carregamento bidirecional
Mais inesperado será a possibilidade de usar carregamento bidirecional nos carros equipados com a bateria de maior capacidade (82 kWh) através de um carregador especial que a marca vai comercializar, a wallbox DC BiDi. Além de carregar o carro, este carregador permitirá passar energia no sentido contrário, do carro para o carregador. Uma possibilidade que permitirá recorrer a sistemas de gestão de energia que vão permitir carregar a bateria do carro quando o custo da energia fornecida pela rede for mais baixo e usar a energia armazenada no carro para alimentar a casa quando o custo da energia for mais alto ou para suprir picos ou falhas da rede. Uma solução que, por exemplo, a Nissan já disponibiliza no LEAF, mas que ainda não está regulamentada em Portugal.
Atualização da navegação
A marca alemã indicou ainda que o sistema de navegação dos ID vai ser atualizado para incluir navegação dinâmica, capaz de recomendar paragens para carregamento de modo a garantir uma viagem mais rápida. O que poderá passar, por exemplo, por parar mais vezes para carregamentos mais curtos e mais rápidos em vez de menos paragens para carregamentos mais longos. Estas atualizações deverão ser implementadas no primeiro trimestre de 2022.