Em 2012, Abbas Kiarostami viajou até ao Japão para realizar Like Someone in Love, que acabou por ser o seu derradeiro trabalho. Um filme japonês de um realizador iraniano, numa língua que este desconhecia. Uma obra-prima feita enquanto homenagem a Yasujiro Ozu (1903-1963), um dos grandes mestres do cinema clássico nipónico.
Terá sido também a admiração por Ozu que levou o alemão Wim Wenders a instalar-se em Tóquio para fazer Dias Perfeitos (tal como nos anos 80 para Tokyo-Ga). Wenders criou, agora, um poema zen. Um elogio ao despojamento, à contemplação, às coisas simples da vida. Hirayama é um técnico de limpezas de casas de banho públicas em Tóquio. Desempenha a função com indescritível minúcia e incansável dedicação. À hora de almoço, come uma sanduíche sempre no mesmo banco de jardim. Entre a casa e o trabalho, ouve música norte-americana dos anos 60 e 70, num velho leitor de cassetes. Gosta de ler e de fotografar. É um homem de rotinas. Sorri.
Wenders parece estar a revelar-nos o segredo para a felicidade num estilo monástico. O filme é feito de silêncios. A própria personagem só fala quando é preciso. Numa essência que desafia a lógica materialista contemporânea, diz-nos que um limpador de casas de banho pode ser mais feliz do que um milionário.
Pelo caminho, Wenders explora o ambiente e tira proveito dele. Por um lado, temos a arquitetura – da cidade e seus interiores – característica, reconhecida na obra de Ozu. Por outro, estabelece inesperados contrastes – o homem que limpa as mais tecnológicas casas de banho do universo não deu o passo para a tecnologia digital. E é, na verdade, um intelectual, um sábio.
Dias Perfeitos deriva entre a ingenuidade e a paz, numa toada senão religiosa pelo menos espiritual. Para tal, conta bastante com a interpretação solar de Kôji Yakusho, que lhe valeu uma Palma de Ouro em Cannes, e uma banda sonora com Lou Reed, Patti Smith, Kinks, Van Morrison, entre outros – o tema que mais brilha é The House of The Rising Sun, dos Animals, na versão karaoke.
Dias Perfeitos > De Wim Wenders, com Kôji Yakusho, Tokio Emoto, Arisa Nakano, Aoi Yamada > 123 min.