Bruno Zhu, 23 anos, artista português de ascendência chinesa, não esperava vencer o Prémio Novo Banco Revelação 2015. Julgava antes ser “o alien dos quatro nomeados” [com ele, na final, estavam Frederico Malaca, Diogo Tudela e João Varela], conta, divertido, à Visão Se7e, pouco depois de ter chegado de Amesterdão, na Holanda, onde frequenta o mestrado em Artes Plásticas no Sandberg Institute. O prémio que apoia jovens artístas na área da fotografia resulta agora na exposição Vista Alegre, inaugurada esta sexta, 20, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto. A mostra tem como protagonista a irmã de Bruno, Jessica Zhu, que, aos 16 anos, “não sabe o que fazer no futuro”, explica o artista, que partiu da multiplicidade de “produtos conceptuais” que ela vai criando, como vídeos, fotografias e músicas (toca violoncelo e canta em coreano), para nos interrogar sobre a desconstrução e manipulação das imagens no dia-a-dia.
Dezasseis fotografias de Jessica, impressas em papel mate sob folha de alumínio, montadas com rede de galinheiro, estão espalhadas na sala Galeria Contemporânea, depois de terem sido “amarrotadas” por voluntários de Serralves numa espécie de “abraço coletivo” em forma de performance. Virgínia, Maria Emília, Susana, Rui, João Carlos são alguns dos voluntários que deixaram de ser anónimos porque “abraçaram a Jessica”.
Bruno Zhu, adepto de “misturar o brilho com a vulgaridade”, recorreu a portas de armários de cozinha, cómodas falsas, divisórias, para a conceção da instalação na sala, como se fosse uma casa. A mãe Zhang Feng, assumiu a curadoria da exposição, onde se escuta em permanência a voz de Jessica Zhu a cantar coreano, numa espécie de projeto familiar. A mostra é complementada com um vídeo (com cerca de 10 minutos) que vai intercalando imagens do programa Você na TV da TVI com fragmentos de vídeos humorísticos do YouTube e filmagens da irmã do artista em episódios do dia-a-dia.
Vista Alegre é a primeira exposição individual de Bruno Zhu que, há meses, tinha participado na mostra coletiva Geração y, Milenar ou Geração da Internet y [why?], comissariada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, reunindo jovens artistas e designers portugueses espalhados pelo mundo.
Novo Banco Revelação 2015: Bruno Zhu > Museu de Arte Contemporânea de Serralves > R. D. João de Barros, 210, Porto > T. 22 615 6500 > 20 nov-31 jan, ter-sex 10h-18h, sáb-dom 10h-19h > €8,50