Goste-se ou não de ópera, ouvir Luciano Pavarotti interpretar Nessun Dorma, uma das árias de Turandot, de Giacomo Puccini, é impactante. E há de ficar no ouvido e na memória de quem assistir a este documentário biográfico sobre a vida do tenor italiano, do realizador norte-americano Ron Howard.
Ao longo de 112 minutos, com a música a ajudar à narrativa, mostra-se o artista, o homem e a voz, através de imagens e entrevistas de arquivo, algumas inéditas, declarações de amigos e de outros músicos, como Bono Vox e Plácido Domingo. O documentário conta ainda com a participação das suas três filhas mais velhas, da ex-mulher Adua Veroni e da mulher, Nicoletta Mantovani – cuja relação chocou o público pela traição ao casamento e diferença de idades.
Mais do que relatar a vida do tenor, da infância em Modena até à sua morte, a 6 de setembro de 2007, o documentário revela facetas desconhecidas de Pavarotti, como a dedicação a causas solidárias e, acima de tudo, como se tornou o artista que “levou a ópera ao povo”, a forma como gostava de ser lembrado.
Veja o trailer de “Pavarotti”
Pavarotti > De Ron Howard, 2019, 112 min > RTP2 > 5 fev, sex 23h