Antecedendo as festas da cidade e coincidindo com os dias em que as flores dos jacarandás pintam os passeios de lilás, a Feira do Livro de Lisboa decorre no Parque Eduardo VII, entre os dias 29 de maio e 16 de junho.
A 94ª edicão da feira terá mais dez pavilhões (oito são ocupados por novos participantes) e duas novas praças (passam a seis, no total). Os 140 participantes, que representam 960 chancelas editoriais, estarão distribuídos por 350 barraquinhas cheias de livros.
Para este ano, a APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros anuncia também a antecipação do horário de abertura – a partir das 12h, durante a semana; e às 10h, ao fim de semana e feriados.
Entre novidades e regressos, eis o essencial da Feira do Livro de Lisboa de 2024.
1. Uma feira mais inclusiva e novos serviços de apoio
A pensar nas pessoas com mobilidade condicionada, a APEL apostou na melhoria das rampas de acesso aos equipamentos e reforçou a oferta de casas de banho adaptadas. Este ano, haverá programação com Língua Gestual Portuguesa e, numa parceria com a ColorADD, estreia-se um alfabeto de cores, que permitirá aos daltónicos identificarem as diferentes zonas da feira. Também a estrear é o serviço de bengaleiro, onde poderá guardar casacos e outros acessórios, carregar o telemóvel ou enviar livros por correio. Para as famílias com bebés, foram criadas duas zonas de apoio na entrada sul da feira e no topo norte, onde é possível mudar fraldas e amamentar.
O pavilhão Doe os Seus Livros, em parceria com o Banco de Bens Doados, está de regresso.
2. Descontos
Mantém-se a Hora H, que permite que os visitantes comprem todo o fundo de catálogo (livros que saíram há mais de 24 meses) com desconto de 50%, e que neste ano contará com 277 pavilhões aderentes. De segunda a quinta-feira, na última hora da feira, exceto nos feriados.
3. Encontro com os autores
Sessões de autógrafos, conversas e conferências de escritores fazem parte da programação, todos sabem. Destacamos as presenças do espanhol Fernando Aramburu, que irá apresentar o seu mais recente romance, Filhos da Fábula; da brasileira Djamila Ribeiro, que lança Cartas Para a Minha Avó numa sessão com Gisela Casimiro e Kalaf Epalanga; e da belga Alix Garin que irá estar à conversa sobre o romance gráfico Não Me Esqueças. Tudo isto na Praça Leya.
Estão também previstas sessões de autógrafos de nomes como Valter Hugo Mãe (1 e 2 jun), Miguel Sousa Tavares (1 jun), Inês Pedrosa (1 e 16 jun), Dulce Maria Cardoso (1 e 15 jun), João Tordo (1 jun), Ricardo Dias Felner (1 jun), José Luís Peixoto (2 jun) e Patrícia Reis (9 e 13 jun).
Entre os nomes internacionais, Michael Cunningham (Prémio Pulitzer pelo romance As Horas) estará em Lisboa de 30 de maio a 3 de junho, para o lançamento de Dia. O escritor best-seller suíço Joël Dicker, o espanhol Javier Castillo, o francês Jean-Baptiste Andrea, vencedor do Prémio Goncourt 2023, ou a franco-marroquina Leïla Slimani, também estão confirmados. Outra sugestão? A conversa com José dos Remédios e Ana Bárbara Pedroso (vencedores da edição de 2024 do programa de intercâmbio literário entre Lisboa e Maputo), moderada pelo jornalista Manuel Halpern, no dia 2 de junho, às 16h, no espaço das Bibliotecas Municipais de Lisboa.
4. Crianças
De regresso está a iniciativa Acampar com Histórias, para crianças entre os 8 e os 10 anos, uma espécie de festa do pijama com histórias e livros (mediante inscrição e com um custo de €18,50). O Plano Nacional de Leitura também volta a marcar presença na feira, com um Consultório de Leitura que dá sugestões de acordo com o perfil do leitor. Já as Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX) continuam responsáveis por grande parte da programação infanto-juvenil, que inclui desde oficinas e jogos até apresentações de livros. No Dia Mundial da Criança, 1 de junho, há concerto da Orquestra Geração.
5. Alimentar o corpo e ficar com água na boca
O cheiro a farturas, bifanas, cachorros e outras especialidades mais contemporâneas vai sentir-se no ar. Este ano, a Feira do Livro volta a ter showcookings na Praça Verde. Por lá, vão passar Sérgio Garcês, autor do livro Pão Com Cenas. Streefood à portuguesa (1 jun); Carolina Almeida, autora de Comida de Bebé (2 jun); Gabriela Oliveira, autora de Cozinha Vegetariana Para Ganhar Tempo (2 jun); Susete Estrela, autora de Sabe o Que Anda a Comer? (7 jun); e Rita Nascimento, mais conhecida por La Dolce Rita, que lançou recentemente Na Travessa (9 jun), entre outros.
6. Concertos
Todas as sextas-feiras, às 22h, no Auditório Norte, solta-se a música com as atuações de Joana Alegre (31 mai), JP Simões (7 jun) e Ela Li (14 jun). As atuações de Lusíada Ensemble, com coordenação de Massimo Cavalli (3 jun), e The Grasshoppers & D.H. Machado, para um final de tarde de jazz e poesia (16 jun), são outras propostas.
7. Horários
Nunca é de mais lembrar. A Feira do Livro de Lisboa abre às 12h de segunda a sexta-feira e nas vésperas de feriado. Aos sábados, domingos e feriados, abre às 10h. Quanto ao encerramento, acontece às 22h de segunda a quinta-feira e também aos domingos e feriados. Nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, fecha às 23h.
94ª Feira do Livro de Lisboa > Pq. Eduardo VII, Lisboa > 29 mai-16 jun, seg-qui 12h-22h, sex e vésperas de feriado 12h-23h, sáb 10h-23h, dom e feriados 10h-22h > entrada livre > programação completa aqui