1. Feira do Livro, Porto Marta Madureira gosta do lugar onde se realiza, o Palácio de Cristal, do burburinho à volta dos livros, do espaço para a ilustração e histórias infantis. “É um momento importante, sobretudo desde que a Câmara Municipal do Porto assumiu a organização dando apoio às pequenas editoras”.
2. Chocolataria Equador, Porto “Sou mais de salgados, mas sempre que quero oferecer um presente vou à Equador. Gosto da qualidade do chocolate, do cuidado com a embalagem, do facto de terem sabores como frutos silvestres e pétalas de rosa. As criações da Equador parecem esculturas.”
3. Casa d’Oro, Porto Perto da Ponte da Arrábida, bem em cima do rio – eis o sítio onde gosta de ir comer uma pizza e beber um chá frio ou um martini com manjericão. “Sempre que está sol, gosto de ficar no terraço.”
4. Livraria Papa-Livros, Porto A “casa” da editora Tcharan “é uma loja muito bonita, no centro do Porto, para se descobrir livros de ilustração e literatura para a infância”.
5. Feira Biológica do Parque da Cidade, Porto “Tento ir todos os sábados, mas nem sempre consigo. Se for cedo ainda se encontram legumes, alhos, cebolas, pão caseiro e pão doce.” Feitas as compras, diz Marta, segue-se o passeio a pé pelo parque.
6. Quinta Cercas da Costa, Vieira do Minho É na aldeia de Rossas, em Vieira do Minho, que Marta Madureira regressa à infância, a casa dos avós maternos e à natureza. “É um lugar de silêncio, perdido no meio do mundo, onde me sinto em casa”.