Ficar em minoria nem sempre é mau. Percebemos isso quando estamos deitados na marquesa de um spa ao cuidado de duas terapeutas. No Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, há uma nova massagem feita a quatro mãos que se prolonga por 90 minutos e deixa efeitos pelo resto do dia fora. Concebida no spa de Lisboa com os contributos trazidos pelos terapeutas estrangeiros dos outros spas Four Seasons que têm feito temporadas no hotel, Sinfonia conjuga movimentos de massagem enérgicos e relaxantes, que mimam o corpo literalmente dos pés à cabeça, de costas e de frente.
Como sempre, o tratamento começa com o ritual de lavagem e massagem aos pés, com água aquecida, limão e sais. É o cliente que escolhe o óleo que será usado, entre um mais suave e relaxante, e outro mais intenso e energizante. Já na marquesa, os sentidos são despertos com o aroma da alfazema. Depois, segue-se uma verdadeira coreografia de quatro mãos, com movimentos ora simultâneos ora encadeados, e sincronizados, por vezes sobre a mesma zona do corpo, outras vezes simétricos (perna esquerda e perna direita, braço esquerdo e braço direito), em X (mão direita/pé esquerdo, mão esquerda/pé direito) ou em zonas opostas do corpo (cabeça/pescoço e pés/pernas). De Bali e das Maldivas, explicam-nos, vieram os movimentos lentos e longos, feitos simultaneamente de baixo para cima e de cima para baixo. Do México, os movimentos que se cruzam.
Sim, somos bem tratados aqui. E não admira que recentemente o jornal britânico The Telegraph tenha distinguido o spa do Ritz como um dos melhores da Europa e, “sem dúvida”, escreveram, o melhor de Lisboa. Por cá concordamos e apostamos que, nisso, não estamos em minoria.
Ritz Four Seasons Hotel Lisboa > R. Rodrigo da Fonseca, 88, Lisboa > T. 21 3843005 > Spa 6h30-22h30 (tratamentos 8h-21h) > Massagem Sinfonia, €260