A Adobe quer reforçar a presença no segmento dos smartphones e redesenhou a aplicação do Photoshop. Nesta fase, a app está já disponível para iPhone, com mais funcionalidades e uma interface de utilização simplificada. A empresa revela que irá disponibilizar esta versão para Android ainda este ano, em data ainda por definir.
No novo Photoshop, os utilizadores vão poder usar seleções, máscaras e camadas para combinar imagens, substituir elementos com a Tap Select, remover objetos com o Spot Healing Brush e adicionar novos elementos com ferramentas de Inteligência Artificial generativa como o Generative Fill e o Generative Expand.
Com esta aplicação, os utilizadores vão poder usar objetos do Adobe Stock e ligar-se a outras aplicações como o Express, o Lightroom ou o Fresco, noticia o Engadget. Os utilizadores interessados em explorar mais têm disponível uma subscrição mensal de oito dólares (cerca de sete euros por mês ao câmbio atual) que lhes confere acesso a novas funcionalidades, ao Photoshop no iPad e na versão web.
Na modalidade paga, é possível transferir imagens do smartphone para o ecrã do computador, caso seja necessário um ecrã maior ou controlos mais precisos durante o processo de edição. Os pagantes vão ter acesso a outras funcionalidades que tiram partido da IA, como o Firefly Generate Similar, que cria variações das imagens originais, acesso a mais de 20 mil fontes e fazer seleções mais precisas, controlando-se melhor a transparência e iluminação.
Na App Store já é possível descarregar este Photoshop, com a versão para Google Play a estar prometida para ainda este ano.