Raquel Poço não gosta de coisas perfeitinhas. É a própria quem o diz, para falar das suas joias. “Gosto que se veja o aspeto manual, de usar texturas e do acabamento escovado.” Pela primeira vez, incluiu uma gargantilha numa coleção, “talvez a peça mais chamativa” de Look, Touch and Feel, reconhece, sorridente, a joalheira de 37 anos.
Numa mesa em madeira, a gargantilha Mostarda faz companhia às outras peças, 16 no total, onde se incluem os pequenos brincos Zimbro com pérolas naturais e o anel Pimenta que junta duas zircónias lado a lado. “Fui mais arrojada na combinação e no uso das cores das pedras e incluí pérolas”, diz Raquel, cujo trabalho assenta na organicidade e na imperfeição.
Tudo isso se reflete na coleção lançada no início de fevereiro, e nas outras joias que apresenta na nova loja, como os pendentes letras, o colar Coração nas Mãos e os anéis com pedras, best-sellers da marca. De Arroios, onde partilhava loja, Raquel Poço mudou-se para a zona da Infante Santo, em Alcântara, para um espaço que define “como um sonho”. “Era isto que eu imaginava, mas nunca pensei que fosse possível. Ao vê-lo, percebi que era perfeito”, conta.
Com um design de interiores tão orgânico e texturado como o seu trabalho, é composto por três salas. A loja está decorada com um original candeeiro de André Sancho, mesas de cimento da portuguesa Tosco Studio e montras com design floral da Bosque. De seguida, há uma área dedicada aos workshops, com artistas convidados da área da cerâmica, da tecelagem ou outras com as quais Raquel se identifique. Por fim, o atelier. “Gosto da criação, de pensar o processo, mas também de ver o resultado final e as pessoas a usar”, afirma.
Na nova morada, também encontramos flores secas, sacos de linho bordados e uma seleção de máscaras de cerâmica feitas em parceria com a Grau Cerâmica. Outras formas de arte, a par das joias.
Raquel Poço Jewellery > R. do Sacramento a Alcântara, 64, Lisboa > T. 91 651 0259 > seg-sex 12h-19h, sáb 10h-13h