O menino com ar de anjinho barroco montado num skate aparece bordado, marcado num emblema ou estampado em t-shirts, sweatshirts, casacos, coletes ou calças de ganga. Uma imagem irreverente e divertida que resume bem este projeto dedicado ao streetwear.
A Ementa nasceu na Amadora, onde a rua e a casa de Raphael Castilho, um dos sócios fundadores, serviam de ponto de encontro a um grupo de amigos que há muitos anos se juntavam para andar de skate. “A casa ficava num quarto andar, por isso o nome da empresa é 4th Floor. Já o nome da marca surge porque todos os dias faziam o mesmo, incluindo andar de skate, era a ementa do dia”, conta Guilherme Durand, comercial da marca. A vontade de ter um negócio próprio fez o resto.
Começaram por desenhar t-shirts, mas a ideia não correu como esperado. Só mais tarde, quando decidiram participar em mercados, é que conseguiram dar o salto.
Em 2022, abriram a primeira loja na LX Factory, em abril de 2023 seguiu-se a loja da Rua da Boavista e, em dezembro, outra no Chiado, com cerca de 450 m² e dois pisos, onde se encontra a maior oferta da Ementa: sacos de fim de semana, malas e peças de vestuário feitos em bombazine (leva um tratamento especial para resistir aos líquidos), coletes de estilo vintage, camisas de flanela, polares e sweatshirts da coleção de inverno, e ainda algumas edições limitadas.
Produzidas em Portugal, maioritariamente 100% algodão, as peças são desenhadas sem género, com corte folgado e estilo descontraído, e embora sejam inspiradas na cultura do skate, são para quem aprecia uma vida ativa e gosta de se vestir de forma confortável.
Mais do que uma marca, a Ementa é uma comunidade e até inclui uma crew de skate que conta com os quatro sócios, o conhecido skateboarder Gustavo Ribeiro, Raphael Castilho, Emídio Silva e Nikita Gorev.
Ementa > R. Nova do Almada, 96, Lisboa > seg-dom 10h-21h > R. da Boavista, 162, Lisboa > seg–dom 10h-19h > LX Factory, R. Rodrigues de Faria, 103, Lisboa > seg-dom 10h-19h