Poderá uma cidade condicionar aquilo que se vende numa loja de calçado e de acessórios? Luís Onofre acredita que sim, dando o devido desconto às generalizações. “A mulher de Lisboa opta por um design mais clean, enquanto a do Porto gosta de seguir as tendências de moda e usa saltos mais altos”, explica o designer de calçado de luxo. Nas prateleiras da loja do Aviz, aberta a 2 de junho, não faltam, por isso, tacões vertiginosos e muitos cristais Swarovski a decorar sapatos ultra femininos. Ali, o arquiteto Mário Sequeira fixou linhas sóbrias e elegantes, deixando as criações de Onofre brilhar.
A primeira loja do designer foi aberta na Avenida da Liberdade, em Lisboa, em 2014. Aproveitou o turbilhão de turistas e agora, acredita, “o comércio do Porto também deve preparar-se para os receber e dar a conhecer o que se faz no País”. Os seus sapatos sempre ostentaram um orgulhoso Made in Portugal, mesmo quando a reputação nacional (no calçado e noutras áreas) era diminuta. Como as lojas de luxo tardam em chegar à Baixa, optou por se instalar na zona do Aviz, num espaço virado para a Avenida da Boavista, rodeado de boa vizinhança comercial. “Era um projeto antigo, estive à procura do lugar ideal”, conta.
À venda, existe um leque muito variado de modelos de calçado, desde o mais desportivo às plataformas, sempre rico em materiais, tanto da coleção de verão como da próxima coleção outono-inverno. Entre as novidades de 2017 da marca, esteve o lançamento de uma coleção para homem, em contraste com as de senhora, dentro de um clássico moderno que privilegia os pormenores de qualidade. Há ainda pastas, mochilas, carteiras e bijuteria, que Luís Onofre começou a desenhar mais recentemente. E se encontrar representações de aranhas, besouros ou louva-a-deus nas prateleiras não se assuste, o designer é fascinado por estas criaturas.
Nesta segunda loja, Luís Onofre mantém a parceria com a marca de mobiliário Boca do Lobo, estando todas as peças, de candeeiros a cadeirões, à venda e, por isso, havendo uma renovação regular da decoração.
Luís Onofre > Av. da Boavista, 3483, Porto > T. 91 431 111 > seg-sáb 10h-19h30