Tal como Almada Negreiros, autor do logótipo original da Suíça, desenhado num guardanapo, muitos foram os que se sentaram na esplanada da antiga pastelaria do Rossio, aberta em 1922 e encerrada em 2018. Hoje, as visitas são outras e quase tudo está diferente nesta nova Suíça, de porta aberta na Praça da Figueira, perto da morada de sempre.
Quem trouxe de volta o icónico estabelecimento foi o grupo de restauração português Primefood. “Quisemos recuperar a marca centenária e os bolos clássicos da Suíça, como a tíbia, o babá, o duchese, o russo, o esquimó, o jesuíta, devolvendo-os à Baixa de Lisboa, de onde tem desaparecido a pastelaria tradicional, a preços para os portugueses”, diz Sandra Moia, administradora do Grupo Primefood.
No dia de abertura, estes bolos clássicos foram repostos três vezes (preços entre €1,90 e €2,10, na sala), mas nas vitrinas acompanhavam-nos outras criações doces como os pastéis de nata e os croissants em várias versões, tudo de fabrico próprio. “Fizemos mais de um ano de testes, com o contributo de um antigo pasteleiro da Suíça, para sermos o mais fiéis possível às receitas originais,” conta Sandra.
A oferta inclui ainda receitas da pastelaria francesa, como os éclairs e Paris-Brest, e salgados, quiches, baguetes, sanduíches em focaccia e os icónicos lanches (salsicha ou bacon). Bebidas como batidos, sumo natural ou café, servido em louça Vista Alegre, completam o que pode ser uma refeição ligeira.
Na esplanada, onde está a estátua de um engraxador, em homenagem à figura sempre presente na antiga pastelaria (e à profissão em extinção), tal como no interior da loja, cruzam-se turistas e muitos portugueses ávidos para descobrir a novidade. O que se vê não é uma cópia fiel da antiga Suíça, nem era essa a intenção.
Nas paredes, há fotografias a preto-e-branco do Arquivo Municipal Fotográfico que lembram como era a pastelaria e a vida na Baixa, e dois painéis de azulejos. Um, veste-se de verde, cor predominante do ambiente, o outro, colorido e com desenhos de sítios icónicos da cidade, foi feito na Viúva Lamego. Para admirar, no regresso à Suíça.
Suíça > Pç. da Figueira, 5, Lisboa > seg-dom 8h-23h