Não há como não reparar na cozinha (e na grande chaminé que se viu no exterior), assim que se entra no restaurante, a ocupar um antigo armazém de vinhos, junto ao centro de visitas da Quinta do Bomfim, no Pinhão. É certo que as grandes janelas com vista sobre o rio Douro e as vinhas atraem a atenção, mas é a cozinha aberta – a meio da sala decorada com louceiros pintados em bordeaux –, com dois fornos a lenha a crepitar, que nos prende o olhar.
As fotografias dos Symington (proprietários da quinta) nas paredes e a louça disposta nos armários dão ares de sala de jantar de uma casa de família ao novo Bomfim 1896 with Pedro Lemos. E não é por acaso. Depois do Casa dos Ecos aberto em 2020 (este verão ainda não reabriu), onde Pedro Lemos serve uma “comida mais descontraída”, neste segundo restaurante, o chefe Estrela Michelin do Porto aumenta a fasquia e quer dar a provar a alta-cozinha feita em forno a lenha, inspirada nas receitas tradicionais. “A carta abrange todos os melhores produtos da estação, de norte a sul e ilhas”, diz Pedro Lemos, que aposta também nos legumes e no pão locais.
Nas entradas, a sopa fria desconstruída de tomate coração-de-boi do Douro rivaliza com ostras (da ria de Aveiro), enguia fumada, patê en croute e gamba do Algarve braseada. O arroz cremoso de lavagante (servido numa terrina de louça deixada na mesa para partilhar); o pregado com uma típica farinha de pau; a caldeirada com peixe do dia ou o bacalhau (nos peixes), o cordeiro de leite com bulgur; o pato ou o novilho com puré de batata (nas carnes), dão “o toque de autor sem perder a identidade portuguesa”, aponta o chefe de cozinha. A terminar: tartelete merengada, babá, ananás dos Açores e um inesperado gelado sundae com Porto. “Queremos ser um dos melhores restaurantes do Douro, sem perder este ambiente de uma casa de família”, remata Pedro Lemos, ao som do crepitar do forno.
Casamento perfeito: O menu pode ser acompanhado com a carta de vinhos Douro DOC e Porto da família Symington.
Bomfim 1896 > Quinta do Bomfim, Pinhão > T. 254 730 360 > ter-sáb 12h30-15h, 19h-22h