INGREDIENTES
Para a massa:
200g açúcar
400 g manteiga (à temperatura ambiente) + manteiga para untar as formas
8 ovos
400 g farinha de trigo com fermento
2 c. de chá fermento em pó
Para o recheio:
300 ml natas (muito frias)
4 c. de sopa açúcar
2 c. de sopa essência de baunilha
250 g queijo mascarpone (à temperatura ambiente)
375 g frutos silvestres frescos
Açúcar em pó (para polvilhar) q.b.
PREPARAÇÃO
Pré‑aqueça o forno a 190 ºC.
Unte duas formas redondas (20 cm de diâmetro) com manteiga, forre o fundo com papel vegetal e unte de novo. Reserve.
Bata o açúcar com a manteiga, junte os ovos, a farinha peneirada e o fermento em pó. Divida o preparado pelas duas formas e leve ao forno durante 20 a 25 minutos. Desenforme e deixe arrefecer.
Bata o queijo mascarpone até ficar macio e reserve.
Bata as natas com o açúcar e a essência de baunilha até obter um creme bem firme. Junte o queijo mascarpone reservado e misture bem.
Coloque um dos bolos num prato, cubra com o creme de natas e queijo mascarpone e espalhe alguns frutos silvestres. Tape com o outro bolo, cubra com o restante creme e decore o topo com uma porção de frutos silvestres.
Polvilhe com açúcar em pó e sirva fresquinho.
Neste segundo livro, Cristina Manso Preto (chefe residente, desde 2009, no programa Praça da Alegria, da RTP), partilha algumas das iguarias da sua vida, que não dispensa à mesa. Em Doces – Para os Pequenos e Grandes Momentos da Vida (Porto Editora, 208 págs., €19,90), reúne parte do legado que recebeu da avó, escrito à mão num pequeno caderno, que guarda ainda hoje. São receitas de bolachas e biscoitos para momentos de pausa, bem como bolos e tartes para receber a família em casa. E, claro, não faltam os clássicos indispensáveis em todas as mesas de Natal e Páscoa, mas com um toque pessoal capaz de os tornar, como diz a autora, “super fáceis”.