Preparação: 15 minutos; Cozedura: 5 minutos
Ingredientes (Para 4 pessoas)
1 baguete, finamente fatiada na diagonal
Azeite em spray
2 dentes de alho, descascados
4 alfaces-romanas bebés, folhas separadas
1 dose de bacon de cenoura (para adição de proteína animal substitua por 6 fatias picadas de bacon ou presunto estaladiço)
4 castanhas-do-brasil
Molho César Vegan
300 g de tofu sedoso
2 dentes de alho pequenos, esmagados
2 colheres de sopa de levedura nutricional
1 colher de sopa de alcaparras, enxaguadas e escorridas
1 colher de chá de mostarda em pó
2 colheres de sopa de sumo de limão, espremido no momento
Sal marinho e pimenta-preta, moída no momento
Preparação
Para fazer o molho, numa taça de um robô de cozinha, coloque todos os ingredientes e triture até ficar macio e bem misturado. Transfira para uma tigela.
Pré-aqueça uma grelha de churrasqueira no máximo. Borrife os dois lados das fatias de baguete com azeite. Toste em duas levas durante 2 minutos de cada lado ou até o pão torrar. Esfregue um dos lados cortados com os dentes de alho. Reserve.
Disponha as folhas de alface, os croutons de baguetes e o bacon de cenoura em pratos de ir à mesa.
Espalhe montinhos de molho sobre as saladas e rale finamente as castanhas-do-brasil por cima.
Com o título Mais – Mais Receitas com Mais Vegetais para Mais Alegria (Casa das Letras, 392 págs., €29,99), o novo livro de Matt Preston, ex-jurado do concurso MasterChef Austrália, inclui 120 receitas vegetarianas e veganas, para as quais criou o acrónimo O.C.V.: Obsceno, Chocante, Vegetariano. “Apliquei este termo cativante a pratos que se encontram nestas páginas que são tão decadentes, traquinas e bons que o leitor se questionará sobre o porquê de não ter apanhado a onda vegetariana há mais tempo”, diz o crítico e jornalista gastronómico nascido em Inglaterra, a viver na Austrália desde os anos 90.