Em tempos de pandemia, as feiras do fumeiro de Trás-os-Montes mudam-se para o digital. De Bragança a Montalegre, com passagem por Vinhais, há enchidos e carnes fumadas, aulas de culinária com produtos locais, conversas e oficinas online a contrariarem o cancelamento das festas presenciais. Uma delas será o Festival do Butelo e das Casulas que começa nesta segunda, 1 de fevereiro, em Bragança, e se prolonga até ao dia 16. “Com esta edição digital pretendemos reinventar a feira de forma criativa e inovadora”, diz Fernanda Silva, vereadora da cultura, educação e ação social da Câmara Municipal de Bragança. “Ao mesmo tempo”, continua, “é uma forma de apoiar os produtores locais e dinamizar as tradições brigantinas”.
Na plataforma Dott/Ctt, onde estarão representados 17 produtores do concelho de Bragança, é possível encomendar o fumeiro (butelo, salpicões e chouriças), casulas, azeite, vinho, licores, mel e artesanato regional (canivetes e miniaturas de máscaras). Ainda a partir de casa, através do Facebook da autarquia, os apreciadores da gastronomia tradicional poderão aprender como se fazem alguns pratos à base de produtos locais, caso do butelo e das casulas, da castanha e do mel, com a ajuda de algumas cozinheiras que “vão mostrar como se cozinha nas aldeias, à lareira”, acrescenta Fernanda Silva.
Ainda em Bragança, também o Carnaval dos Caretos se muda para o digital, de 11 a 13 de fevereiro, através de oficinas pedagógicas, conversas e uma exposição de máscaras do artesão Isidro Rodrigues, a inaugurar no Museu Ibérico da Máscara e do Traje. Sem chocalhos na rua, é nas redes sociais do município de Bragança que poderá assistir à criação de máscaras em lata e dos fatos coloridos de Carnaval. Em paralelo, na iniciativa Diálogos com Arte, António Tiza e Isidro Rodrigues explicam a arte e a execução dos caretos (dia 13, 21h), enquanto que o ator André Gago falará sobre o papel da máscara no teatro (16 fev, 21h).
Em Vinhais, a Feira do Fumeiro também decorrerá online. O município criou uma plataforma digital, que ficará disponível entre os dias 11 e 14 de fevereiro, na qual serão comercializados os enchidos. Durante quatro dias, a 41ª edição contará ainda com as jornadas técnicas do porco bísaro, uma raça autóctone portuguesa, animação musical e demonstrações culinárias com os chefes de cozinha Óscar Geadas (Restaurante G) e Marco Gomes (Oficina), através do Facebook da autarquia.
Já o município de Montalegre criu um site para a habitual Feira do Fumeiro, onde, desde janeiro, é possível adquirir enchidos (alheira, salpicão, chouriço (de carne ou de abóbora), carnes fumadas (cabeça, pá, pernil, barriga e peito) e presunto com cura de 12 ou 24 meses, diretamente a quem os faz. Organizada pela Câmara Municipal de Montalegre, em parceria com a Associação de Produtores do Fumeiro da Terra Fria Barrosã, a feira reúne mais de meia centena de produtores da região. As encomendas chegam a todo o País, para as cidades de Braga, Bragança, Porto, Vila Real e Viana do Castelo não cobram portes de entrega.
Feira do Butelo e das Casulas de Bragança > 1-16 fev > facebook.com/municipiobraganca
Feira do Fumeiro de Vinhais > 11-14 fev > fumeirodevinhais.pt > facebook.com/cmvinhais
Feira do Fumeiro de Montalegre > 28 jan-28 fev > fumeirodemontalegre.pt