“Esta salada vibrante e ácida, com os sabores contrastantes do faláfel, é a recompensa perfeita de uma ida ao ginásio ou um acompanhamento para um churrasco. Pode prepara‑la com antecedência e, uma vez que é tão saudável, pode perfeitamente comer até rebentar e ainda assim sentir‑se ótimo. E pode dispensar o faláfel se quiser apenas uma salada grega rápida e fácil.” Henry Firth e Ian Theasby
Ingredientes (para 4‑6 porções)
100 g de folhas de salada
1 limão
uma mão‑cheia pequena de folhas de coentros frescos
um punhado pequeno de hortelã fresca, opcional
Para o húmus
½ limão
1 lata de 400 g de grão‑de‑bico
3 colheres de sopa de aquafaba (água da lata do grão)
1 ½ colheres de sopa de tahini
1 ½ colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
1 colher de chá de sal
Para o faláfel
2 latas de 400 g de grão‑de‑bico
2 cebolas roxas pequenas
3 dentes de alho
15 g de folhas de coentros frescos
15 g de folhas de salsa
100 g de farinha de grão
1 ½ colheres de sopa de pasta harissa
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de cominhos moídos
½ colher de chá de pimenta‑preta
½ limão
azeite para fritar
Para a salada grega
½ pepino
800 g de tomates variados
½ cebola roxa pequena
75 g de pinhões (ou outro fruto seco)
150 g de azeitonas pretas
3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de orégãos secos
sal e pimenta‑preta
Preparação:
1.Faça primeiro o húmus. Corte o limão ao meio e esprema o sumo para dentro do robô de cozinha, apanhando eventuais caroços com a outra mão. Adicione todos os outros ingredientes e triture até obter uma pasta homogénea. Deite para uma tigela e reserve (não há necessidade de lavar o copo do robô de cozinha).
2. Faça agora o faláfel. Escorra o grão. Descasque e pique as cebolas roxas e o alho. Pique os coentros e a salsa. Coloque todos os ingredientes do faláfel no robô de cozinha, exceto o azeite e o limão. Esprema o limão para dentro do robô de cozinha, apanhando eventuais caroços com a outra mão. Triture até obter uma pasta espessa.
3.Com as mãos molhadas, para a massa não se agarrar, pegue em pequenos pedaços de faláfel entre os dedos e crie pequenas bolas de 2‑3 cm (mais ou menos do tamanho de um berlinde grande) até ter usado a massa toda.
4.Coloque a frigideira grande sobre lume forte e junte o azeite. Acrescente as bolas à frigideira e deixe cozinhar durante 2‑3 minutos, até estarem douradas por igual, usando uma espátula para as virar a meio (pode não conseguir fazer logo todas de uma vez).
5. Para fazer a salada, apare e corte o pepino às rodelas, corte os tomates em gomos e descasque e pique a cebola. Coloque a frigideira pequena sob lume médio e ponha os pinhões a torrar durante alguns minutos. Deite os vegetais numa tigela grande com os pinhões e as azeitonas. Deite por cima o vinagre de vinho tinto e o azeite, salpique com os orégãos e tempere com sal e pimenta. Mexa bem.
6.Pegue em quatro a seis taças e disponha algumas folhas de salada em cada uma. Encha cada taça com bastante salada grega, húmus e faláfel. Corte o limão ao meio e esprema algum sumo por cima, apanhando eventuais caroços com a outra mão antes de servir, e acrescente coentros frescos e hortelã.
Amigos de longa data, Henry Firth e Ian Theasby, a dupla a quem o jornal britânico The Times chamou “Os Jamie Olivers veganos”), decidiram mudar o mundo. O seu objetivo era inspirar as pessoas a cozinhar receitas muito simples e super deliciosas – a partir do zero. Criaram o canal de cozinha vegana, Bosh!, no Youtube, que atinge quase 25 milhões de visitas mensais, tornando-se um fenómeno à escala global. No livro Bosh! (Lua de Papel, 288 págs., €21, 90), partilham 140 das suas receitas favoritas, 100% veganas, feitas à base de produtos frescos, para todas as refeições – desde pequenos-almoços rápidos a pratos para jantares, sobremesas e até cocktails.