Desde que o Euskalduna Studio abriu, há 3 anos, e depois o Semea, ambos no Porto, que a rabanada é uma das sobremesas que mais adeptos reúne ao longo de todo o ano. Ora, neste Natal, e dando continuidade à tradição de Vasco Coelho Santos cozinhar no dia 24, respondendo aos pedidos no Porto, também em Lisboa será possível levar para casa esta sobremesa.
O desafio foi lançado pelo empresário Gonçalo Castel-Branco, depois de o Euskalduna Studio ter celebrado o terceiro aniversário, nos primeiros dias de dezembro, com dois jantares no hub The House of Hope and Dreams, no bairro da Ajuda. Em Lisboa, é neste local que a sobremesa deverá ser encomendada e levantada. Tanto no Porto, como na capital, há uma edição limitada a 500/600 rabanadas. A reserva prévia é obrigatória, mínimo oito unidades por pessoa (€3/cada).
Mas o que distingue, afinal, as rabanadas feitas por Vasco Coelho Santos, levando-o até a ser nomeado vice-presidente da Confraria da Rabanada? “São muito húmidas”, explica o chefe que se terá inspirado numa receita trazida dos tempos em que trabalhou no restaurante Mugaritz, em San Sebastian, no País Basco. “Era a sobremesa do pessoal e costumávamos servi-la em casamentos”, conta.

A rabanada, de inspiração basca, é feita com pão de regueifa fatiada – em 2020, o Euskalduna Studio abrirá a sua própria padaria de fermentação lenta, na mesma rua do restaurante –, que é embebida numa mistura de leite, ovos e natas. “As fatias são depois congeladas e vão a fritar [sem a descongelar] com manteiga, o que lhes dá uma capa por fora e mantém os sucos no interior”, continua Vasco Coelho Santos. Em casa, podem ser aquecidas no forno e polvilhadas com açúcar.
Nos dois restaurantes do Porto, a rabanada acompanha com gelado (de queijo da Serra, no Euskalduna Studio, de vários sabores à escolha, no Semea). Certo é que, com ou sem acompanhamento, a sobremesa, que já é um clássico da cozinha de Vasco Coelho Santos, tornará a mesa de Natal mais doce e especial.
Encomenda até 23 dez > Euskalduna Studio > R. de Santo Ildefonso, 404, Porto > T. 93 533 5301 > The House of Hope & Dreams > R. Alexandre de Sá Pinto, 109, Lisboa > Reservas: welcome@thehouseofhopeanddreams.com