12 Croissants – Levedação 12-14 Horas
Os croissants demoram algum tempo a fazer. Por este motivo, é bom fazê-los na noite anterior se quiser saboreá-los ao pequeno-almoço no fim de semana.
Ingredientes
150 g de leite frio
150 g de água fria
10 g de fermento fresco
20 g de açúcar granulado
10 g de sal grosso
50 g de manteiga fria, cortada fina com um cortador de queijo
500 g de farinha de trigo especial
Para estender
250 g de manteiga fria
1 ovo para pincelar
Preparação
Pese os líquidos numa taça e incorpore neles o fermento.
Em seguida, pese os restantes ingredientes, vertendo-os diretamente da embalagem e colocando a balança no zero após cada pesagem, para sujar menos loiça.
Mexa a massa numa batedeira ou num robô de cozinha durante 5 minutos à velocidade mais baixa. Se preferir amassar à mão, deve duplicar o tempo. Certifique-se de que não adiciona mais farinha do que a receita pede.
Forme os croissants.
Disponha os croissants com a dobra para baixo num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao frigorífico durante 12-14 horas.
Tire o tabuleiro do frigorífico e preaqueça o forno a 200°C, ligando a ventoinha. Pincele os croissants com o ovo batido.
Coza os croissants no centro do forno durante 20 minutos.
Deixe-os arrefecer um pouco antes de os comer.
Dica!
Os croissants têm tendência para largar manteiga quando cozem. Se a manteiga escorrer para o fundo do forno, vai produzir muito fumo, mesmo da próxima vez que usar o forno. Ponha um tabuleiro extra por baixo do tabuleiro dos croissants para apanhar a manteiga que possa cair, e depois só precisa de o lavar.
O pão caseiro tem ciência, mas não segredos, considera Maria Blohm. Com um pouco de prática, afirma a autora de Pão Caseiro (Arte Plural Edições, 160 págs., €17,70), é possível fazer pães deliciosos em casa: salgado ou doce, tradicional ou de forma, com ou sem glúten, base de pizza, baguete, focaccia, de Natal, de canela, brioches, croissants, naan, bagels, chapatas. No livro, além de receitas, a escandinava Maria Blohm desmistifica algumas histórias sobre a cozedura do pão e explica quais os melhores métodos de fermentação, os eletrodomésticos e aparelhos a usar e os ingredientes indicados para cada tipo de pão.