“A nova carta tem os pés em Portugal e a cabeça no mundo”, diz Bruno Rocha, o chefe que assumiu no início do ano a gestão da cozinha do restaurante Flores do Bairro, no Bairro Alto Hotel, em Lisboa. Ali, apresenta, pela primeira vez, as suas criações doces e salgadas que utilizam “os produtos nacionais, receituário de base, de norte a sul, com consideráveis influências de outras gastronomias, que representam a Lisboa multicultural”, descreve o chefe lisboeta que viveu durante muitos anos no Algarve.

Bruno Rocha estreia as suas criações no Flores do Bairro, onde está desde o início do ano
As suas influências, as suas raízes e as suas viagens estão presentes nos 22 pratos da nova carta, que privilegia os petiscos para serem partilhados à mesa e que está dividida em cinco áreas. A abrir as hostilidades (assim mesmo se chamam as entradas), Bruno Rocha destaca a meia desfeita de bacalhau com grão-de-bico negro, “um prato típico da Mouraria bastante estimado por grandes escritores como Eça de Queirós e Ramalho Ortigão”, sublinha, e ainda a Ameijola veste-se de Bulhão Pato, a lembrar-nos como este bivalve ficou “para sempre ligado ao escritor e grande gastrónomo”.
A refeição prossegue com as cinco opções do mar, onde está incluído o atum metido numa cebolada e batata-doce, a puxar as memórias algarvias de Bruno Rocha. Na categoria Terra, está o lombo de vitela assado “sem demoras”, esparregado de acelgas e Touriga Nacional, a remeter para a ligação do chefe de cozinha a Viseu, onde passava as férias de verão. Quem dispensa a carne e o peixe, tem como opção fricassé de legumes, verduras e legumes; carolino de ervilhas, queijo da ilha e pepino de coentrada; ou boulgur de feijão de soja e molho de caril masal. No final, é obrigatório guardar um espacinho para “O pecado mora aqui ao lado”: creme de arroz doce e citrinos, gelado de bolacha maria, o choclate e o azeite em tablete são apenas dois dos pecados da gula.
“Gosto de contar a nossa história à mesa de uma forma lúdica, interativa, desafiante e até mesmo provocante. Uma cozinha com Portugal na liderança mas aliado à técnica francesa e ao rigor asiático”, resume Bruno Rocha.
Flores do Bairro > Pç. Luís de Camões, 2, Lisboa > 21 340 8288 > seg-dom 13h-15h, 19h30-23h