(texto publicado na Visão nº 989, de dia 16 de fevereiro)
A partir de hoje e até domingo próximo decorre no Palácio da Bolsa, no Porto, o salão de vinhos organizado pela Essência do Vinho. Segundo os seus promotores, vão estar em prova 3 mil vinhos de 350 produtores portugueses e estrangeiros.
Entre as mais reputadas empresas e produtores nacionais presentes, quero aqui destacar pela sua singularidade, a prova vertical de Moscatéis de Setúbal da Bacalhôa, comentada pela sua enóloga e autora, eng.ª Filipa Tomás da Costa, que se realiza hoje mesmo a partir das 17 e 30 horas. Chamo também à atenção para a Casa Andresen, onde vale a pena cheirar e provar os seus Portos brancos velhos de rara subtileza. Aproveite para espreitar o stand do Instituto do Vinho da Madeira, porque aos portugueses do Continente são quase inacessíveis estes vinhos superiores, dos melhores licorosos que há pelo mundo fora, quando elaborados a partir da Malvasia, do Sercial, do Boal, do Verdelho ou do Terrantez, porque os Madeiras de Negra Mole são mais vulgares.
É tão difícil encontrar vinhos da Madeira em Portugal continental, como este jornalista receber informações do IVM solicitadas sem resposta há quase dois anos. Felizmente que encontrei há dias este Madeira à venda no aeroporto de Lisboa:
Blandy’s Malmsey Madeira 10 anos – Este Malvasia envelhecido dez anos em casco pela Madeira Wine Company testemunha a grandiosidade dos generosos desta Região Autónoma. De cor âmbar profunda, aromas a mel e frutos secos, na boca percebe-se lá longe o “vinagrinho” que torna os sabores a mel mais equilibrados. Com 19% vol. álcool. É um grande Madeira, da autoria do enólogo Francisco Albuquerque.
Bacalhôa Moscatel de Setúbal 2005 – Vinificado exclusivamente com uvas da casta Moscatel de Setúbal e envelhecido no mínimo três anos em barricas de carvalho, revela exuberância aromática e sabores a mel e tangerina. Com 17% vol. álcool.
Bacalhôa Moscatel de Setúbal 2000 – 100% Moscatel de Setúbal (casta) das vinhas das encostas da serra da Arrábida, estagiou oito anos em meias pipas de 200 litros que serviram antes para envelhecer whisky de malte. Harmonia perfeita com aromas intensos à casta e a citrinos, e sabores a uvas passas e frutos secos. Com 18% vol. álcool.
Os vinhos da semana
Bacalhôa Moscatel de Setúbal 2005 €6,90 *****
Bacalhôa Moscatel de Setúbal 2000 €16,60 *****